terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Estilo de aprender - Qual o seu estilo?


ESTILOS DE APRENDER - Qual o seu estilo?

Ninguém se enquadra perfeitamente em um estilo; todos têm algumas características de cada estilo e, em geral, apresentamos a predominância de um deles.

Vamos descobrir qual é o seu estilo: meu estilo é _________________________________

Estilo A:

1. Características

􀀀 Envolve-se totalmente, e sem hesitações, em novas experiências.

􀀀 tem a mente aberta e entusiasmo pelas coisas novas.

􀀀 tende a experimentar primeiro e só depois analisar as consequências;

􀀀 preenche os seus dias com muitas atividades: quando termina uma, já está pensando na próxima;

􀀀 costuma trabalhar com outras pessoas, mas, em geral, permanece no centro das atividades do grupo;

􀀀 aprecia estar envolvido nas experiências imediatas;

􀀀 é impaciente com as tarefas de implementação a longo prazo;

 

2. Atividades que mais contribuem para o aprendizado:

 

􀀀 aprender através de experiências e de problemas;

􀀀 engajar-se em atividades curtas como jogos, tarefas competitivas, dramatização e simulação;

􀀀 liderar discussões, fazer apresentações, gerar novas ideia;

􀀀 relacionar-se com outras pessoas;

􀀀 resolver problemas em grupo;

􀀀 aprofundar em tarefas que acredita difíceis;

􀀀 gerar ideia sem restrições teóricas.

Anote a quantidade de itens que você marcou para o estilo A: ____

 

Estilo B:

 

1. Características:

􀀀 Observa as experiências ao seu redor e as analisa a partir de diferentes perspectivas;

􀀀 coleta dados diretamente ou através de outras pessoas;

􀀀 prefere pensar muito para chegar a uma conclusão definitiva;

􀀀 verifica todos os possíveis ângulos de uma situação antes de implementar qualquer mudança;

􀀀 interessa-se em observar outras pessoas em ação;

􀀀 quando participa de uma discussão, ouve muito antes de colocar o seu ponto de vista.

 

2. Atividades que mais contribuem para o aprendizado:

􀀀 observar e pensar sobre as atividades que está desenvolvendo;

􀀀 observar grupos de trabalho, mesmo que seja através de filmes ou vídeos;

􀀀 pensar antes de agir, dispor de tempo para preparar uma ação;

􀀀 conduzir pesquisa, investigação e obter provas sobre o tema em estudo;

􀀀 tempo para rever o que aconteceu, o que aprendeu;

􀀀 produzir, com calma e cuidado, as análises e relatórios;

􀀀 receber auxílio quando precisar mudar a visão;

􀀀 decidir sem pressão, no seu ritmo.

Anote a quantidade de itens que você marcou para o estilo B: ____

 

Estilo C:

1. Características:

􀀀 Adapta e integra as observações nas teorias complexas, que lhe parecem lógicas;

􀀀 Pensa sobre os problemas de um modo vertical, passo a passo, de maneira lógica;

􀀀 Tende a ser perfeccionista e não descansa até que as coisas se encaixem em um esquema racional;

􀀀 Gosta de analisar e sintetizar; é interessado em princípios, teorias, modelos e sistemas de pensamento;

􀀀 Sua filosofia prioriza a racionalidade e a lógica: “O que é lógico é bom”;

􀀀 Prefere aumentar o grau de certeza das coisas e sente-se desconfortável com julgamentos subjetivos e observações levianas.

 

2.Atividades que mais contribuem para o aprendizado:

􀀀 O material de estudo como parte de um sistema, modelo, conceito ou teoria;

􀀀 Ter tempo para explorar associações ou relações entre ideias, eventos e situações;

􀀀 Ter chance de questionar e provar a base metodológica ou as preposições lógicas sobre alguma coisa;

􀀀 Analisar um problema complexo a ser testado a respeito;

􀀀 Sentir-se em situação estruturada com um propósito claro;

􀀀 Ler ou listar ideias e conceitos que são racionais e lógicos;

􀀀 Possibilidade de analisar e, depois, generalizar os problemas;

􀀀 Oferecer ideias interessantes, mesmo que não sejam relevantes.

Anote a quantidade de itens que você marcou para o estilo C: ____

 

Estilo D:

1.Características:

􀀀 Preocupa-se em testar ideias, teóricas e técnicas para ver se elas funcionam na prática;

􀀀 Busca novas ideias e as experimenta na primeira oportunidade

􀀀 Tende a ser impaciente com discursos teóricos e discussões que demoram a chegar a uma conclusão;

􀀀 Gosta de tomar decisões práticas e resolver problemas;

􀀀 Trata os problemas e as oportunidades como desafios;

􀀀 Sua filosofia é: “O que funciona é bom”;

 

2.Atividades que mais contribuem para o aprendizado:

􀀀 Ligação óbvia entre o assunto e um problema prático;

􀀀 Técnicas que tenham vantagens práticas e óbvias;

􀀀 Chance de experimentar técnicas com um perito que possa dar feedback;

􀀀 Acompanhar e copiar modelos; ver como uma coisa é feita, mesmo através de filmes;

􀀀 Oportunidade de aplicar logo o que foi estudado;

􀀀 Boas simulações e problemas reais;

􀀀 Concentrar esforços nas situações práticas.

Anote a quantidade de itens que você marcou para o estilo D: ____

 

Agora, compare os quatro números que você registrou.

O maior deles indica o estilo que mais se aproxima da sua maneira de estudar e aprender. Se os resultados dos dois estilos ficaram muito próximos, refaça o teste.

Talvez você mude de opinião em relação a um dos itens, definindo sua características com mais segurança de um deles. A partir da identificação de seu estilo você poderá, sempre que possível, escolher as atividades mais eficientes em função do seu estilo.

Note, entretanto, que todos os estilos apresentam vantagens e desvantagens na hora de estudar.É importante conhecer cada uma dessas características para aplica-las às situações de estudo.

 

VANTAGENS E DESVANTAGENS DE CADA ESTILO:

 

Estilo A: ESTUDANTE ATIVO

Vantagens:

􀂃 Envolve-se totalmente nas questões de seu interesse;

􀂃 Trabalha bem com outras pessoas e solicita ajuda quando necessita;

􀂃 Sente prazer em escrever livremente;

􀂃 Experimenta cada nova ideia ou técnica;

􀂃 Gosta, em geral, de correr riscos;

􀂃 Trabalha rápido e envolve os outros que também ficam entusiasmados;

􀂃 Aprecia variedade e excitação;

􀂃 Não se constrange em errar;

􀂃 Aprende discutindo com as pessoas.

Desvantagens

􀂃 Examina rapidamente as questões ou leituras sem raciocinar muito sobre elas;

􀂃 Tende a negligenciar os assuntos nos quais não está muito interessado;

􀂃 Não organiza bem o uso do tempo;

􀂃 Tenta fazer muitas coisas ao mesmo tempo;

􀂃 Não estabelece bem as prioridade do trabalho;

􀂃 Deixa as coisas para última hora;

􀂃 Às vezes é exigente com os amigos;

􀂃 Não gosta de conferir o trabalho;

􀂃 Não se preocupa muito com detalhes;

􀂃 Não toma notas e nem classifica materiais de estudo. idéias

 

Estilo B: ESTUDANTE REFLEXIVO

Vantagens

􀂃 Vê novas maneiras de fazer as coisas;

􀂃 Apresenta muitas soluções criativas;

􀂃 Enxerga implicações do assunto a longo prazo;

􀂃 Tem uma visão geral das situações;

􀂃 Ouve os outros e partilha ideia;

􀂃 Percebe as conexões entre os diversos assuntos que está estudando;

􀂃 Apresenta os trabalhos de maneira nova e com boa aparência;

􀂃 Apresenta boas alternativas para os problemas;

􀂃 Apresenta questões novas e importantes;

Desvantagens

􀂃 Deixa de ver muito detalhes;

􀂃 Demora muito para iniciar um trabalho;

􀂃 Não critica muito as ideias que lhe são apresentadas;

􀂃 Não organiza bem o trabalho;

􀂃 Trabalha em estados intensos de energia;

􀂃 Esquece material importante para o trabalho;

􀂃 Distrai-se com facilidade do trabalho em andamento;

􀂃 Não toma notas nem classifica o material de estudo;

􀂃 Não é muito claro ou assertivo com os colegas e professores;

 

Estilo C: ESTUDANTE TEÓRICO

Vantagens

􀂃 Organiza bem os fatos e os materiais de estudo;

􀂃 Enxerga ligações entre as ideia e tópicos;

􀂃 Gosta de entender bem tudo que está estudando;

􀂃 É curioso e gosta de resolver problemas;

􀂃 Trabalha bem individualmente com pouca ajuda de colegas e professores.

􀂃 É minucioso e preciso;

􀂃 Planeja bem e com antecedência os trabalhos e provas;

􀂃 Estabelece objetivos claros e sabe colocar tópicos em prioridade;

􀂃 Faz anotações sobre o trabalho.

Desvantagens

􀂃 Precisa de muita informação antes de emitir opinião ou realizar um trabalho;

􀂃 Não usa bem os colegas e professores como recurso para aprender;

􀂃 É relutante em aceitar nova abordagem para um assunto;

􀂃 Pode se perder nas teorias ;

􀂃 Prefere agir de maneira que conhece, não é criativo;

􀂃 Não valoriza seus sentimentos ou de outras pessoas;

􀂃 Não atua bem nas discussões de grupo;

􀂃 Mantém problemas para si mesmo;

􀂃 É muito cauteloso e não assume riscos;

 

 

Estilo D: ESTUDANTE PRÀTICO

Vantagens

􀂃 Trabalha bem individualmente; estabelece objetivos e planos de ação;

􀂃 Tem habilidade para buscar informação;

􀂃 Cumpre os prazos estabelecidos;

􀂃 Não se distrai quando estuda ou trabalha;

􀂃 Revisa cronogramas e planos de trabalho;

􀂃 Distribui bem seu tempo;

􀂃 Lê atentamente as instruções;

􀂃 Tem anotações e material de estudos bem organizados;

Desvantagens

􀂃 É impaciente com pontos de vista diferente dos seus;

􀂃 Acredita que só existe a sua maneira de agir ou trabalhar;

􀂃 Não usa bem os colegas e professores como fontes de informações;

􀂃 Tem pouca imaginação, é pobre em novas questões;

􀂃 Não percebe muitos detalhes;

􀂃 Frequentemente não trabalha bem com outras pessoas;

􀂃 É mais preocupado em ter o trabalho pronto do que em fazer um bom trabalho;

􀂃 Nem sempre procura aparar as arestas.

Tendo analisado as vantagens e desvantagens do seu estilo de aprender, você poderá atuar de modo a explorar as suas características positivas e, simultaneamente, tomar medidas específicas para diminuir os efeitos das características negativas.

O resultado pode representar o sucesso no curso que você faz, usando melhor cada um dos recursos que estão á sua disposição. Trace um plano para melhorar a sua forma de aprender e vá em frente!