segunda-feira, 20 de maio de 2013

O Blog como ferramenta pedagógica


O  Blog como ferramenta pedagógica
Prof. José Igídio dos Santos

O blog é um espaço para reflexão coletiva sobre o uso pedagógico da internet, e educadores e educandos vem utilizando-o como diários on line para criar uma teia de relações da qual desenvolve-se ensino-aprendizagem e comunicação (Bertocchi , 2010).
                                                                                                                    
Nesta comunicação viemos apresentar uma experiência pedagógica que foi desenvolvida com a turma de alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Líbero de Almeida Silvares, na disciplina de Filosofia, acordamos a utilização do Blog como mediação para a prática educacional, durante os anos de 2012 e 2013.  
A utilização do Blog se justifica na atualidade por estar inserido no contexto das novas tecnologias e, devido à usabilidade das ferramentas da Web 2.0, que tem proporcionado grande impacto ao processo de ensino e aprendizagem. O uso de ferramentas educacionais na perspectiva contemporânea tem dinamizado o pós-aula e consolidado resultados mais encorajadores na promoção da autonomia intelectual do educando. Vimos grande aceitação por parte de nossos alunos, todos nascidos na era digital, estes são partícipes da geração Y e aderem com entusiasmo aos projeto educacionais que incluem a tecnologia e incorporam as ferramentas em suas práticas de estudo, desenvolvendo habilidades e competências leitora e escritora em conteúdos educacionais.
De fato, na revisão da literatura sobre a sociedade da comunicação e Informação (SIC), vimos que as  tecnologias da informação e comunicação (TIC) criam novos espaços de construção do conhecimento, que ultrapassa o âmbito da escola instaurando novos espaços culturais e educativos.  O uso do ciberespaço tem proporcionado novos locus de formação e educação na modalidade a distância, para além do espaço educacional, as escolas com suas salas de informática possibilitam aos educandos o acesso à informação disponível nas redes de computadores por meio de sites que os auxiliam a responder as pesquisas acerca do conhecimento na contemporaneidade. Na modernidade o conhecimento muda rapidamente e o acesso à informação nem sempre significa saber cultural, notamos que falta aos jovens atuais um “filtro cultural” capaz de estabelecer parâmetros sobre o processo de aprendizagem. De fato, o ciberespaço rompeu com a ideia de tempo e lugar específico para o processo de aprendizagem, que agora ultrapassa o ambiente institucional e ocupa a tela de um equipamento com acesso à rede.
Neste propósito, é fundamental que educadores e educandos usem os diários on line para criar teias de relações nas quais possam desenvolver o ensino-aprendizagem que terá como ferramenta pedagógica a interface blog, tal intento terá como perspectiva a promoção da autonomia do educando e o desenvolvimento de sua maturação intelectual.  
Com a possibilidade de criar blogs de maneira fácil e com hospedagem gratuita em muitos sites, esta modalidade instrumental poderá ser grande aliada aos educadores e aos educandos para a promoção da consciência coletiva mediante um processo de maturação intelectual e de desenvolvimento de elementos éticos no processo de submissão dos artigos ou materiais expositivos à apreciação de outrem. Por meio desse instrumento pedagógico educadores e educandos poderão utilizar elementos da sua criatividade para disponibilizar artigos, apresentações e ainda comentar as postagens, cujo número de visualizações servirá como termômetro das relações dialógicas entre os educadores, educandos e comunidades.
Neste sentido, o blog deve contar com um tutor moderador para analisar as diversas participações, fazendo assim, um crivo a partir de princípios previamente acordados entre os participantes – nesta proposta os autores serão os estudantes de um determinado grupo,  e para isso todos precisam ter uma conta no mesmo site ou então o blog deve ser gerenciado por um dos pares, de modo que só este poderá postar as contribuições dos demais, esta última prática nos parece a mais acertada vez que o estudante escolhido para envio das atividades usualmente já conta com melhores recursos técnicos para postagem do material que posteriormente virá à apreciação de todos.
Os blogs deixaram de ser um "diário virtual adolescente" para ser espaço de dialogicidade e discussões de ideologias, propostas, projetos, agenda, notícias, críticas e divulgação de ideias que podem ser analisadas e colocadas à baila das discussões, mantendo em aberto um canal próprio de informação e de permanente atualização sobre o tema em questão.
O uso do blog é um fenômeno que está contagiando a educadores e educandos e há um ganho pedagógico na consolidação de espaços públicos para a discussão e a produção do conhecimento e socialização do mesmo, pois, vemos os blogs como uma alternativa para comunicação educacional e científica,  visando a excelência do processo comunicativo e o emprego dos elementos éticos necessários para uma boa prática de diálogo e desenvolvimento da autonomia cognitiva do educando, onde zelo, boniteza e respeito mútuo precisam prevalecer ainda mais quando se amplia o espaço da sala de aula para um ambiente virtual que permite o acesso a processos de formação que envolvam atores e receptores da (in)formação, desta forma, o saber e o conhecimento acontecem de modo descentralizado.        
Como afirma Marcuschi (2010, p.61), o blog é um espaço na internet “dinâmico, interativo e instigante” nesta nova seara educacional o professor torna-se  um tutor – alguém responsável em promover a relação dialógica entre os vários atores do processo de comunicação e, para tanto, é necessário que os educadores se apropriem da linguagem virtual e explorem com seus educandos as várias possibilidades deste novo ambiente de aprendizagem. O tutor é parte essencial do processo de comunicação e não deve ficar fora do contexto, dos temas e das abordagens em questão – neste mundo virtual os estudantes são nativos digitais e muitas vezes eles dominam mais a tecnologia do que nós, migrantes digitais, assim, usar a humildade é fundamental para que haja espaço de colaboração entre todos. Cabe ao educador, professor, tutor, direcionar as aulas, aproveitando as oportunidades que a internet pode oferecer para um up grade na forma de ensinar e aprender. Vejo o blog como este up