quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Resenha da obra - Tempos Líquidos de Zygmunt Bauman

Resenha da obra Tempos Líquidos -
Por: José Igídio dos Santos[1]

                       O objetivo desta resenha é apresentar as principais ideias de Zygmunt Bauman descrita em seu livro Tempos líquidos. A caixa de ressonância para entendermos a obra é a insegurança como o fenômeno resultante da “vontade de liberdade”, que segundo o autor constitui a marca da chamada pós-modernidade, este princípio se oporá diretamente à projeção em torno de uma vida social estável, na ordem moderna. Por conta da globalização, nossa sociedade   é tida como um barco à deriva pois não tem mais a proteção do Estado ou, não se confia na “proteção” que este quer oferecer.  Submetida à pilhagem provinda de todas as esferas, e de muitas formas, a sociedade é submetida, dominada.  Com a análise desta obra procuraremos compreender os fenômenos sociais que nos cercam, visando interagir adequadamente com a previsibilidade para que não sejamos pegos de surpresa.

Palavras-chave: Insegurança. Vontade de Liberdade,  Globalização. Estado-Nação.

                   Bauman nasceu em Pozna, Polonia em 1925,  é  sociólogo. De descendência judaica, viveu o contexto  da invasão de seu país pelos nazistas em 1939,  quando sua família refugiou-se na União Soviética. Bauman serviu na Polish First Army, sob o controle dos soviéticos, período em que Baumam tomou parte nas batalhas de Kolberg e Berlin. De 1945 a 1953, ele serviu na Korpus Bezpieczestwa Wewnrznego (KBW), a unidade foi responsável pela repressão à resistência ucraniana e germânica. Neste momento de incertezas, iniciou seus estudos em sociologia na universidade de Varsóvia, onde posteriormente teve artigos e livros censurados e em 1968 foi afastado da universidade. Logo em seguida emigrou da Polônia, reconstruindo sua carreira no Canadá, Estados Unidos e Austrália, até chegar à Grã-Bretanha em 1971; se tornou professor titular da universidade de Leeds, cargo que ocupou por vinte anos. Responsável por uma prodigiosa produção intelectual, recebeu os prêmios Amalfi, em 1989, por sua obra Modernidade e Holocausto, e Adorno, em 1998, pelo conjunto de sua obra. Atualmente é professor emérito de sociologia das universidades de Leeds e Varsóvia.
                A percepção de mundo enfatizada por Bauman é realista e não propõe a “volta ao passado”, suas obras empregam alguns termos como “liquefação” ou “fluidez”   que metaforicamente procura caracterizar o acelerado processo de transição entre a modernidade e a pós-modernidade, que para o autor caracteriza a fase atual. Ao refletir acerca de eventos históricos relembra a frase “derreter os sólidos”, utilizada pelos autores do Manifesto Comunista, quando o espirito moderno apresentava-se como a salvação da sociedade que, de estagnada procurava resistir às próprias ambições, fator se que concretizaria quando da devolução do que era duradouro. Sem apego a tradição destrona o passado ou o aniquila desde a “profanação do sagrado” que revestido da armadura protetora forjada de crenças e lealdades que permitiam aos sólidos que resistissem à “liquefação”. Todavia, “o derretimento dos sólidos” abriu caminho para novos e aperfeiçoados sólidos (2001, p.9).
           Apresenta na obra uma sessão de derretimentos dos sólidos: primeiramente as lealdades tradicionais, os direitos costumeiros e as obrigações, tal investidura fragilizou a complexa rede de relações sociais, que ficaram impotentes face aos critérios de racionalidade mercadológica; esse elemento possibilitou a invasão e a dominação da racionalidade instrumental vinculada à lucratividade capitalista, pérola da economia, que livres dos ditames embaraçosos da política, da ética e da cultura; vive-se uma aparente autonomia, mas os modelos quebrados foram trocados por outro.
Neste momento da modernidade fluída os elos que entrelaçam as escolhas individuais em projetos e ações coletivas só são possíveis se houver integração do indivíduo à marca da sociedade moderna, ou seja, afastando-o de modelos mecanizados ou fabris, símbolo da modernidade oriunda do derretimento dos primeiros sólidos, que apesar de conflitos internos, constitui sinônimo de segurança para o indivíduo, pois a “vontade de liberdade”,  segundo Bauman  é o elemento estrutural da modernidade líquida,  opondo-se à segurança construída por uma vida social estável, na ordem moderna.
               Na introdução de tempos líquidos[2], Bauman apresenta cinco desafios para o indivíduo no tempo presente. Primeiro ressalta que a passagem do estado “sólido” para o “líquido” na modernidade atinge as organizações sociais, estas não propiciam apenas escolhas individuais e práticas com rotinas e padrões de comportamento por meio da obsolescência, na verdade o indivíduo não consegue estabelecer critérios para conduzir seu projeto de vida individual. O segundo aspecto, apresenta o divórcio entre o poder e a política, enfatizando que o Estado moderno é absorvido pelo espaço global, fator que O incapacita de agir em vista de ação planetária ocupando-se da dimensão local.  No terceiro aspecto o autor apresenta que os laços inter-relacionais entre os seres humanos, se fragilizaram, pois, na modernidade não há mais tempo para a convivialidade, pois isto não é motivo para o investimento de tempo e esforço; as relações tornaram-se afeições temporárias, a sociedade tonou-se “rede” sem “estrutura”, e, é vista como “matriz de conexões e desconexões aleatórias” com incontáveis permutações. No quarto aspecto, Bauman relata “o colapso do pensamento, do planejamento e da ação a longo prazo” pois a sociedade enfraquecida em sua estrutura social não consegue prever com antecedência, existe em curso a “desconexão da história política e das vidas individuais” cujos projetos e episódios de curto prazo raramente combinam com os tipos de sequências em que os conceitos de “desenvolvimento”, “maturação” ou “progresso” deveriam impreterivelmente serem aplicados. Finalmente, o quinto aspecto, o fardo das responsabilidades que procuram resolver os dilemas gerados por circunstâncias voláteis e instáveis – esperando que estes indivíduos sejam free-choosers sustentando suas escolhas.
                  Na obra em questão a chave hermenêutica é o conceito de insegurança existencial, que para Bauman é originário da desregulamentação e enfraquecimento das relações humanas, erroneamente focadas na busca da liberdade. Na observância da sociedade o elemento da violência urbana fica negligenciado e reflete a expressão real do medo que atinge a maioria desprovida economicamente, impossibilitada de ter acesso a essa liberdade. É perceptível uma aporia entre os que podem desfrutar da liberdade e os que não, estes como estranhos que vivem nas metrópoles. Tal conflito causa a incerteza aumentando os riscos da vida individual.
                   No primeiro capítulo – “A vida líquido-moderna e seus medos” – Bauman salienta que:

se a ideia de ‘sociedade aberta’ era originalmente compatível com a autodeterminação de uma sociedade livre que cultivava essa abertura, ela agora traz à mente da maioria de nós a experiência aterrorizante de uma população heterônoma, infeliz e vulnerável, confrontada e possivelmente sobrepujada por forças que não controla nem entende totalmente. (2007, p. 13)

E ainda:

(...) a nova ordem, como no derretimento dos primeiros sólidos, necessita derrubar qualquer resistência que impeça o seu avanço. Sendo assim, “as pressões voltadas à perfuração e à quebra de fronteiras, comumente chamadas de ‘globalização’, fizeram seu trabalho. (2007, p. 12)

               Afeito ao processo de globalização em que a livre concorrência de mercados e capitais ocorre sem limites de fronteiras, os acontecimentos são veiculados de forma célere.  Nesta ótica Bauman afirma que há incertezas objetiva e subjetivamente de modo que o bem-estar nunca é inocente em relação à miséria de outro. Tal constatação leva o autor a inferir que o indivíduo pós-moderno comunga desta vulnerabilidade por meio da sensação de insegurança, de medo.
Contudo, na ordem econômica Bauman, afirma que no capitalismo comercial o espirito da exploração e do acumulo do capital é fruto da insegurança e do medo (Bauman, 2007, p. 18), possivelmente estamos diante de um robusto e resistente sólido – a ordem econômica – que se retroalimente de sua própria insegurança e medo. Associado a isto está a liquefação do Estado-nação, incapaz de responder aos desafios globais. Ressalta ainda que o processo informacional propõe que o planeta seja uma “autoestrada da informação”, que potencialmente coloca em evidencia tudo o que está do “lado de fora”. Face a insegurança em relação à função do Estado, se instaura a dinâmica da desconfiança institucional pela sua in(capacidade) de forças e domínio, indefeso se evapora no espaço global, mesmo no âmbito do astuto e prodigo exercício da política, tanto para o homens como para as mulheres .
               Se a função do Estado fosse reduzida, não passaria de um Estado de proteção pessoal. Na perspectiva de Bauman a dimensão do “planeta negativamente globalizado”, só é possível resolver de forma global com perspectiva de solução local. Se vivemos no mundo “impregnado de injustiças” à população de bilhões de pessoas é negada a dignidade humana e muitos corrompem-se acerca dos valores que antes defendiam. Destarte, democracia e liberdade assume caráter global não está mais segura apenas em um país ou em blocos de países, o autor enfatiza que o medo é uma das faces dos demônios encarnados nas sociedades abertas de nossa época. De outra forma, alerta o autor, que a insegurança do presente e a incerteza do futuro, produzem e alimentam o medo mais arrepiante e insuportável, introjetando nos indivíduos o sentimento de impotência individual.
                       No capítulo segundo, intitulado “A humanidade em movimento”, Bauman aprofunda a reflexão sobre aspectos da globalização e do enfraquecimento da soberania do Estado-Nação, a partir de dados reais acerca do aumento de refugiados em diversas áreas do planeta, ferida que assola os que habitam em terras dos retardatários chamados “países em desenvolvimento”, a enorme quantidade de vítimas da globalização (sem teto e sem Estado) cresce assustadoramente impossibilitando o planejamento, a instalação e a construção de zonas de contenção desses refugiados. Bauman apresenta a guerra, na globalização, como um dos efeitos da desregulamentação.                      Neste contexto, ser refugiado desenraiza o sujeito em sua existência social, dificultando aspectos essenciais do seu cotidiano – terra, casa, aldeia, cidade, país, posses, empregos e outros aspectos de referência cotidiana. Com a vida marginalizada estes se encontram na condição de “vida indefesa, e requerem apoio de ações humanitárias”. Ressalta ainda, como ponto não menos importante e igualmente preocupante o excedente populacional nos países tomados por guerrilhas, gangues de criminosos e traficantes de drogas, que em seus conflitos aniquilam e reabsorvem o “excedente populacional”. Apresenta no texto, que o Estado precisa redefinir sua missão – quando recua no cenário econômico, em vista de reduzir os encargos sociais, à ampliação e reforço da sua intervenção penal, retalhando as “membranas assimétricas” que se “protegem contra o ingresso indesejado do outro lado.
                   No capítulo terceiro,  Bauman enfatiza que o sofrimento humano é fruto de uma tríade de causas, a saber: o poder superior da natureza seguida do respeito à fragilidade de nossos corpos; e pôr fim a inadequação dos regulamentos que ajustam as relações dos seres humanos na família, no Estado e na sociedade.
Bauman apud Castel,

atribui à individualização moderna a responsabilidade por esse estado de coisas; sugere que a sociedade moderna, tendo substituído as comunidades e corporações estreitamente entrelaçadas, que no passado definiam as regras de proteção e monitoravam sua aplicação, pelo dever individual do interesse, do esforço pessoal e da auto-ajuda, tem vivido sobre a areia movediça da contingência. (2007, p. 63)

         Para Bauman, a segurança e a proteção das pessoas e suas propriedades são fatores indispensáveis à luta efetiva ao direito de participação política, desde que na forma da lei se torne benéfica aos seus beneficiários. Entretanto, o autor faz uma ressalva: por intermédio dos direitos políticos se busca enraizar e solidificar as liberdades pessoais assentadas no poder econômico, raramente se garantirá liberdade pessoal aos despossuídos, por não ter esse direito formal e realmente, sem o qual, não é possível o desenvolvimento, sem que a “democracia” seja um assunto elitista. Realmente os direitos políticos dão segurança às pessoas fazendo-as crer que são possuidoras dos direitos pessoais, desde que haja integração deste aos direitos sociais, condição necessária para que os direitos políticos não sejam uma utopia, uma ficção ou uma piada cruel aos que foram concedidos apenas a letra da lei. Assim sendo, “a liberdade de escolha é acompanhada de imensos e incontáveis riscos de fracasso” (2007, p. 71).
                No quarto capítulo o autor nos ajuda a refletir acerca da  dicotomia social vivida nas grandes cidades. A partir dos estudos de Castells (1989) constata que há uma polarização e distanciamento acentuado entre os mundos de duas categorias de habitantes: os da camada superior, conectados à comunicação global e vasta rede de intercâmbio, aberta a mensagens e experiências que envolvem o mundo inteiro; e do outro lado na extremidade, os da camada inferior, ligados às redes locais segmentadas, frequentemente de base étnica, que procuram firmar sua identidade como recurso de defesa de seus interesses e, em última instância, de sua existência. Os primeiros não pertencem ao lugar que habitam, vivem como se numa estratosfera; além da solidão e demasiada preocupação em proporcionar espaços para passatempos, não têm interesse empreendedor em sua realidade onde se localizam suas residências. O segundo grupo,  embora tenha muita dificuldade estrutural são moradores da cidade e agem de forma oposta aos primeiros.

                    Os cidadãos urbanos da camada inferior são ‘condenados a permanecer locais’. Para eles, é dentro da cidade que habitam que a batalha pela sobrevivência, e por um lugar decente no mundo, é lançada, travada e por vezes vencida, mas na maioria das vezes perdida. (2007, p. 81).

            Com a percepção da mobilidade dos contemporâneos. Bauman caracteriza o desejo de isolamento que os de camada superior almejam: morar em “condomínio” que são localizados na cidade mas, desconectada social e espiritualmente, criando assim uma barreira com os que são considerado socialmente inferiores. Os muros estabelecem uma dicotomia entre os de “dentro” e os de “fora” para uma realidade que deveria ser uniforme. O objetivo da criação da cidade -  fornecer proteção a todos os seus habitantes -  carece de abrigo e segurança. O processo de individualização da modernidade líquida nos confronta e exige de nós compreender a alteridade, esta é impossível sem o diálogo para certificar as reais intenções dos interlocutores.
                 Ao finalizar a obra, Bauman nos estimula a buscar a utopia diante das incertezas do mundo contemporâneo. Ter o foco nesta utopia, nos faz crer que o mundo incerto, precisa encontrar o caminho para a integração, de acordo com os sonhos dos utopistas. Isso requer capacidade de sentir uma indignação irresistível para consertar o mundo por meio de uma revisão completa. E ainda, confiar na capacidade humana de operacionalizar esse empreendimento observando que “nós, podemos fazê-lo”, racionalmente a partir de critérios éticos, de modo que cada um seja capaz de estabelecer os princípios norteadores de sua conduta no mundo substituindo aquilo que está doente, capacitando-o a partir da realidade humana.
                 A criatividade de apresentar três metáforas que relacionadas entre si possibilita ao leitor a descoberta de seu papel no mundo. A primeira relacionada a experiência do autor nos momentos de guerra sobre o guarda-caça, que visa proteger e preservar a terra de toda interferência humana. A outra fala do jardineiro, ressaltando sua habilidade de cuidar e cultivar de forma permanente o canteiro do mundo. Tanto a metáfora do guarda-caça, como a do jardineiro catalisam a autoridade própria aos Estados-Nações. A metáfora do caçador, completa essa tríade e apresenta-o como o matador, que não se preocupa com o “equilíbrio” geral “das coisas”, seja ele “natural” ou planejado e maquinado, visa apenas obter o lucro por meio das bolsas, com o “sangramento” das veias em busca de   produtos da globalização e enfraquecimento do Estado-Nação, pois este grupo é representado pelos mais abastados.
               Portanto, ler Tempos Líquidos de Bauman ajuda-nos a constatar elementos significativos para o avanço das ciências humanas e sociais, aguçando nossa análise reflexiva acerca da possibilidade de resgate do Estado-Nação neste contexto de globalização.

Bibliografia

BAUMAN, Zygmunt. Tempos líquidos. Tradução Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007.




[1]  Licenciado em Filosofia, Bacharel em Teologia, Psicopedagogo. Docente na Rede Estadual de São Paulo (SEESP), Serviço Social da Indústria (SESI-SP) e na Faculdade de Educação, Ciências e Artes Dom Bosco (FAECA), Monte Aprazível-SP, Especialista em PIGEAD – Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância – pela Universidade Federal Fluminense – UFF-.RJ e Tecnólogo Superior em Gestão Pública pela IFSC – SC – polo Jales-SP.
[2] BAUMAN, Zygmunt. Tempos líquidos / trad. Carlos Alberto Medeiros. - Rio de Janeiro : Jorge Zahar Ed., 2007.