quarta-feira, 25 de setembro de 2013

FILOSOFARTE: BLOG COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA SOCIEDADE DO CONHECIMENTO DA INFORMAÇÃO

FILOSOFARTE: BLOG COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA SOCIEDADE DO CONHECIMENTO DA INFORMAÇÃO

BLOG COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA SOCIEDADE DO CONHECIMENTO DA INFORMAÇÃO

BLOG COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA SOCIEDADE DO CONHECIMENTO DA INFORMAÇÃO

Prof. José Igídio dos Santos*
“O blog é um espaço para reflexão coletiva sobre o uso pedagógico da internet, e educadores e educandos vem utilizando-o como diários online para criar uma teia de relações da qual desenvolve-se ensino-aprendizagem e comunicação” (BERTOCCHI , 2010).
O uso das ferramentas disponíveis na Web 2.0 permite a usabilidade de várias interfaces. Nosso propósito é demonstrar que o Blog constitui uma forma de comunicação que tem potencial para proporcionar interação, partilha e críticidade, além de saberes, por meio de postagens para complementação de estudos pessoais e ou coletivos. Esta oficina nasce de uma experiência pedagógica desenvolvida com educandos, sendo uma metodologia que pode ser adequada a educandos de todos os níveis de ensino.
Ao vivenciarmos o avanço da tecnologia da Informação constatamos que a Educação deve ter presente em seus processos educativos o contexto das novas mídias digitais. Queremos trazer à baila a discussão sobre a usabilidade da web 2.0 e qual o significado desta nova tendência para o processo de formação do educador e do educando.
A educação é um processo que envolve a realidade.  Educar utilizando as mídias digitais é essencial para a consolidação de uma cultura aprendente, há uma necessidade de contextualizar a educação dentro desta nova aura tecnológica na sociedade do conhecimento da informação, que tem como atores os nativos digitais, que utilizam as mídias digitais como canal efetivo de comunicação.
Neste cenário, a partir da realidade escolar, cada educador pode pensar um projeto educativo de modo que expresse a identidade da comunidade escolar e intencionalidade pedagógica do educador, observando as características dos educandos, seus interesses, expectativas.
Pensar um projeto educativo requer observância a vários fatores internos e externos que podem interferir no desenvolvimento do mesmo favorecendo a diversidade de situações de aprendizagem, de modo que, a Internet poderá ser integrada no processo formativo possibilitando que os educandos possam acessar sites de pesquisa, desenvolver processos de interatividade e comunicação (síncrona e assíncrona) e ainda, criação de weblog para partilha de conhecimentos e informações.
O Blog é a simplificação do termo weblog, o Web:  remete ao significado de rede e, log: designa registro de atividade. Daí resulta que blog é um diário online. Portanto, os blogs são páginas da internet hospedadas em sites, em sua maioria gratuitos, nos quais são publicados com ou sem regularidade múltiplos conteúdos, tais como: textos, fotografias, vídeos, músicas. O Blog pode ser individual ou coletivo, a sua multidisciplinaridade é um diferencial para o âmbito didático e pedagógico a partir dos interesses dos seus leitores, permite ainda escrever em espaços de comentários cuja autorização é dada pelo autor quando este se constitui o moderador para permitir ou não os comentários.
O Blog é uma das ferramentas da Web 2.0 mais conhecida e utilizada em contexto educacional, mas para empreender o desenvolvimento tecnológico deste instrumento, o educador precisa obter formação técnica e capacidade de analisar com criticidade a usabilidade dos recursos computacionais aplicados ao desenvolvimento pedagógico. Esta jornada requer que o educador seja capaz de orientar os novos rumos de uma educação promotora da alfabetização digital. As dificuldades apresentadas pelos educadores e educandos no uso  das ferramentas digitais são muitas, na sequência, elencamos algumas:
·         Letramento digital – existe uma grande quantidade de educadores que são ainda infoanalfabetos, para superar tal desnível faz-se necessária capacitação no plano tecnológico e superação do temor individual dos educadores, pois a informática constitui apenas do domínio de técnicas.
·         Laboratórios de informática – na maioria das escolas este espaço conta com aparelhos sem manutenção e em quantidade insuficiente de microcomputadores para o uso de todos os estudantes do período.
·         Desenvolvimento de objetos educacionais – muitos professores podem ser co-autores e autores de objetos educacionais em mídias digitais que poderiam trazer desenvolvimento ao educando.
Existe uma geração de estudantes bastante criativos, são os nativos digitais, para tais educandos a internet e o processo de conectividade estão ligados aos seus neurônios, portanto, sabem, usam e abusam dos aparelhos modernos de comunicação. O desafio está em valorizar esta dynamis dos alunos com a experiência do educador que pode agregar intencionalidade ao processo de cognição. Nossos jovens têm muitas informações, mas, a maioria não sabe canalizá-la para um aprendizado sistematizado. Nas palavras de Perrenoud, o papel do educador concentra-se “na criação, na gestão e na regulação das situações de aprendizagem” (PERRENOUD, 2000, p.139).
A integração do processo de inclusão das mídias digitais como recurso pedagógico utilizado pelo educador exige de todos nós conhecimentos dos princípios éticos que regulamentam os espaços digitais. De fato, o cenário Webgráfico é imenso e faz-se necessário atribuir os créditos das produções aos seus autores, visto que não é problema citar outros autores desde que referenciados. Desenvolver essa acuidade ética nas produções dará ao educando capacidade de empreender novos espaços para desenvolver aprendizagem significativa.
De fato, o BLOG é uma das muitas ferramentas pedagógicas que na atual Sociedade do Conhecimento e da Informação proporciona a educadores e educandos co-autoria, partilha de conhecimentos, produções de texto, emissão de vídeos, de forma assíncrona e à disposição, ao seu tempo e necessidade. O ciberespaco nos conecta com situações vivenciais do cotidiano escolar e pode contribuir, pela usabilidade da web 2.0 com a consolidação de prática educativas autônomas.    
O uso do blog como ferramenta pedagógica é metodologicamente viável enquanto proposta pedagógica educativa, a inserção desta ferramenta na prática educacional do professor-educador pode proporcionar-lhe articulação dos objetivos educacionais com as propostas de conteúdos e atividades que despertarão nos estudantes reflexão crítica, problematizadora e articuladora da realidade contemporânea.
Segue uma atividade prática – desenvolvimento de um Blog e sua aplicabilidade pedagógica ao processo educativo.



* Licenciado em Filosofia, Bacharel em Teologia, Psicopedagogo. Docente na Rede Estadual de São Paulo (SEESP), Serviço Social da Indústria (SESI-SP) e na Faculdade de Educação, Ciências e Artes Dom Bosco (FAECA), Monte Aprazível-SP, Está cursando PIGEAD – Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância – pela Universidade Federal Fluminense – UFF-.RJ e Gestão Pública pela IFSC – SC – polo Jales-SP.