domingo, 8 de julho de 2012

O DESPERTAR DA LEITURA SIGNIFICATIVA PARA NOSSOS EDUCANDOS




O DESPERTAR DA LEITURA SIGNIFICATIVA PARA NOSSOS EDUCANDOS



José Igídio dos Santos


Participando do Saber em Ação, evento promovido pela Rede SESI em vista da formação em serviço dos educadores e educadoras  -  Quero partilhar com vocês a abordagem do tema ler e escrever em todas as áreas discutido no segundo dia do evento. Farei referência a alguns conceitos significativos, e me reportarei às duas palestrantes que, a seu tempo serão evocadas. Veremos a importância de todos nós educadores despertarmos e incentivarmos em nossos educandos a leitura significativa independentemente da área de ensino.
A temática apresentada de forma abrangente pela professora Alfredina Nery contemplou o conceito de multiletramentos[i] e a importância de se ter na escola um comprometimento e corresponsabilidade de todas as áreas para o desenvolvimento da leitura e da escrita, despertando em nossos estudantes o conhecimento por meio da diversidade de métodos e desenvolvimento de habilidades leitoras e escritoras. Essa tarefa não é apenas do professor de Português, mas sim de todos os professores independentemente da Área, pois na escola há que se valorizar a interdisciplinaridade no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes.
Neste processo, há muitos espaços de ampliação da cultura dos discentes que, com a ajuda do corpo docente na prática de ensino, são impulsionados a desenvolverem propostas educacionais que lhes possibilitem acesso às informações, propulsora de curiosidade. A partir de então, vemos o aumento da frequência dos educandos à biblioteca, se dedicando mais à leitura individual de diversos materiais impressos: livros, jornais, revistas noticiosas e ou especializadas, romances, contos, ensaios, memórias, literatura infantojuvenil, literatura adulta, paradidáticos de todas as áreas, textos de todo tipo, enfim, todo acervo de leitura posto à sua disposição para que o exercício da leitura os transforme em leitores apaixonados. 
Num segundo momento, a professora Suely Amaral enfatizou que no processo de letramentos é que se proporciona a formação leitora. No entanto, o exercício da leitura exige dos educandos uma maturidade conceitual que demonstre sua riqueza de vocabulário e para isso é necessário que o educando domine a intelecção dos conceitos no ato de ler, despertando-lhes a capacidade de transpor os significados, capacitando-os para a compreensão dos elementos fundamentais à análise de um texto, resignificando o que se lê. A tarefa primordial da escola é tornar os educandos leitores maduros e escritores capazes de transitar pelos diversos gêneros literários.
Para tanto, é fundamental o exercício da leitura que abrange o processo de decodificação da escrita, com o treino do olhar que, adestrado possa captar a totalidade dos elementos constitutivos das construções linguísticas evidenciadas em suas diversas formas de expressão e comunicação a partir da percepção do contexto para o qual cada texto institui um pretexto. Neste ínterim, é preciso levar em conta os elementos ortográficos, as expressões idiomáticas, o uso das metáforas, com cuidado à gramática, à pontuação, o emprego de conceitos adequados a cada área do conhecimento. Desta forma, veremos a desenvoltura do educando no mundo da escrita. A formação dos estudantes para que sejam leitores poderá despertar-lhes a familiaridade com a língua, afinal a leitura e o gosto para a diversidade de textos que hoje são acessados pelos alunos, constituirão a essência do processo de letramentos premente na sociedade contemporânea, para tanto, é necessário o incentivo à leitura, pois só assim faremos a implementação das habilidades e competências leitora e escritora de todos nossos educandos. Espero, por meio desta síntese contribuir para a manutenção da discussão desta temática.


[i] O termo multiletramento “significa que compreender e produzir textos não se restringe ao trato do verbal oral e escrito, mas à capacidade de colocar-se em relação às diversas modalidades de linguagem (oral, escrita, imagem, imagem em movimento, gráficos, infográficos etc), para delas tirar sentido. Assim, desenvolver o multiletramento é ter o aprendizado ampliado para o campo da imagem, da música, das outras semioses que não somente a escrita.” (Rojo, 2009)

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