terça-feira, 9 de junho de 2015

Filosofar-te: o (des)encantamento do mundo

Filosofar-te: o (des)encantamento do mundo
A educação se divide em duas partes: educação das habilidades e educação das sensibilidades... Sem a educação das sensibilidades, todas as habilidades são tolas e sem sentido” (RUBEM ALVES).
Um dos educadores brasileiros nos convida a “educar as sensibilidades”. Penso que a filosofia da arte contribui com isso particularmente, nós fazemos escolhas teórica e buscamos referenciais que nos permite dizer a realidade. No campo estético associa-se a percepção de mundo e esta não é igual para todos. O que mais toca o ser humano é a realidade, “nua e crua”, tal como se apresenta, de posse disso, penso que se nos deixarmos envolver pelos fenômenos que nos apresentam, veremo-nos diante de um dilema: como encontrar beleza face a tantos horrores? E, nesta dimensão a obra de arte sempre acompanha os momentos da história. Como não se impressionar diante do expressionismo da obra de arte “O grito” (Edvard Munch) que expressa os dramas existentes na humanidade, quando não é capaz de “amar o próximo” e se deixa guiar pela ganância, usura e todos os desejos de possessões, volúpia e escárnio da pessoa humana.  Quando refere-se aos princípios e aos valores, impõe-se a necessidade de dimensioná-la a partir da afetividade, tal como afirma a professora, Maria Helena:
Os valores só existem na área da afetividade, daquilo que nos afeta positiva ou negativamente. A beleza, a feiura, a graça, a delicadeza, a força, o horror, a sutileza, a crueza, a simetria são todos valores que podem estar presentes em uma obra de arte, afetando-nos de maneira positiva ou negativa. (MARTINS, 2015, p. 8)

Ressaltar a importância da arte é essencial para o desenvolvimento do ensino e aprendizagem em filosofia da arte e estética, permitindo assim ao professor contextualizar e considerar os conceitos artísticos ao longo da história, para melhor entendimento do estudante de que “cada obra de arte estabelece seu próprio tipo de beleza”, culturalmente.
Na  antiguidade Grega a beleza conectava-se com a natureza de onde emanava a ideia de mimese, que para além do tosco significado de imitação, para Platão, era uma representação e, para Aristóteles, poiésis, cuja ideia emanava da noção prática de criatividade imitativa, inventividade a partir do nada.  Na arte medieval a perspectiva adotada é figurativismo de onde emana a ideia de estilização devido a sobreposição das dimensões espirituais e religiosas, para Agostinho a beleza era expressa pela “regularidade geométrica” e Tomas de Aquino diz que “a essência da beleza constitui na resplandecência da forma sobre partes da matéria proporcionalmente ordenadas”, ficando evidente a dimensão da proporcionalidade. No Renascimento, valorizou-se o naturalismo com a contribuição das ciências, adotando a perspectiva como “simulacro da realidade”, visando representar com profundidade via terceira dimensão, além da altura e largura. O Academicismo do sec. XVII, na França, permitiu a “artistas e críticos” associar o seguir a natureza com o seguir a razão, enfatizando a racionalidade, o que levou Kant, no século seguinte a afirmar que “o belo é o que agrada universalmente, ainda que não se possa justificá-lo intelectualmente” (MARTINS, 2015, p. 10). Kant descreveu a estética romântica a partir dos valores da: genialidade como a capacidade criadora; imaginação captadora da realidade capaz de expressar com emoção e a compreender o sentimento alheio e o seu próprio.
Para além da dimensão subjetiva, impõe-se a percepção de que o ter gosto visa e requer do sujeito “capacidade de julgamento sem preconceito” buscando conhecer abrindo-se para o objeto estético, por meio da observação entender “sua proposta, seus detalhes”, inebriando-se pelos sentidos e dar liberdade à imaginação para vislumbrar as particularidades do que está sendo observado na obra de arte.
A experiência estética é, acima de tudo, a experiência da presença: de um lado o objeto de arte que se oferece à nossa sensibilidade; de outro, o sujeito que se abre para recebê-lo, a partir, sim, de seu contexto, mas sem impor-lhe normas ou preconceitos (MARTINS, 2015, p. 15).

Fazer este percurso para a aprendizagem estética permite ao professor e ao estudante um reencontro com a filosofia da arte como questionadora do real e incitadora de transformações sobre o “sentido do belo” e ainda, a compreensão de que a história dos homens é acompanhada por meio das formas estéticas  da “compreensão pelos sentidos”, da  “faculdade de sentir” e da “percepção totalizante” cujo padrões de beleza se vê o real na história que a humanidade foi esculpindo ao longo de sua existência, sem deixar de demonstrar o desencantamento da realidade mediante atrocidades sociais presentes neste seu caminhar claudicante, pois “a arte trabalha a partir do pensamento divergente que considera várias hipóteses para cada situação” (MARTINS, 2015, p.17).
Questões para aprofundamento
1 – Qual é a sua percepção sobre a arte na história?
2 - Ao longo da história podemos ressaltar a singularidade da arte. Como podemos atualizá-la a partir de cada momento histórico? Quais elementos são necessários para compreender a história a partir da arte?
Bibliografia consultada:
MARTINS, M.H.P, O ensino de Filosofia da Arte ou Estética, I, 18 p.2015.

ALVES, R. Educar. Disponível em:  http://www.cadernodemensagens.net/node/774. Acesso em: 20/02/2015.

43 comentários:

  1. Bruna David Souza nº 0329 de março de 2016 às 11:12

    A arte pode e deve ser considerada como parte da história, pois esses movimentos artísticos foram se modificando com o passar do tempo, e de acordo com as questões sociais de cada povo. Sabemos que ela foi muito utilizada durante o período da idade média, para ensinar as doutrinas religiosas àquelas pessoas que eram iletradas. Exatamente por conta desse aspecto fica muito mais fácil compreender a história por meio da arte, como por exemplo as pinturas rupestres. Um povo que ainda não conseguia se comunicar por meio de palavras, encontrou um jeito de transmitir seus pensamentos e ideias e hoje em dia, quando analisamos aquelas cavernas conhecemos parte da história daquele povo.

    ResponderExcluir
  2. 1-Minha percepção sobre a história da arte: Ela está em constante mudança.É diferente em cada período, tanto fisicamente quanto sentimentalmente. Hora valoriza o visivel aos olhos, hora valoriza os sentimentos e expressoes internas de cada ser. Entendo a arte na história como a expressão de cada situação vivida!
    2 - Podemos atualiza-la com modificaçoes a partir de diferentes acontecimentos, de acordo com os sentimentos vivenciados. Elementos visiveis e por vezes palpaveis, e ter a sensibilidade de tentar ''adentrar'' a época retratada. Camila Andrade, numero 05, 3ºano E.M

    ResponderExcluir
  3. As aulas são interessantes, nos fazem pensar em questões do cotidiano ou da vida passada,presente e futuro. Nos fazem refletir sobre tudo. Se pensarmos bem, tudo é feito para pensar e refletir, tudo é pensante ou pensador. Aula é dinamica com isso quebra o gelo das aulas massantes.
    1- A arte é algo embutido dentro da sociedade historiadora, vindo desde a antiguidade até os dias atuais, conforme a história muda a arte muda também, isto se chama cumplicidade entre matérias.
    2- Devemos atualiza-lá junto com o momento da história que se passa, construir algo coerente aquele momento. Se um muda o outro deve mudar de acordo com o mesmo. A moda se atualiza a cada vez que a percepção de beleza muda. Elementos como a percepção,observação,interpretação e entendimento de algo que vive em constante mudança.

    ResponderExcluir
  4. nicolle botelho nº2529 de março de 2016 às 11:17

    A arte é de extrema importância,principalmente no contexto em que vivemos, ela é relevante para a história, para conhecermos o legado de cada civilização, através de imagens, esculturas, pinturas , para conhecermos os diferentes olhares sobre a sociedade.Ela está presente desde a pintura rupestre e consolidou-se nos dias atuais , e continuará a existir, já que sua importância é notória.

    ResponderExcluir
  5. nicolle botelho nº2529 de março de 2016 às 11:23

    Estudamos história, para não cometermos os mesmos erros do passado, que devastaram nações. A arte entra, como recurso fundamental para entendermos o que se passou em cada civilização, compreendermos seu modo de viver ,e apresentarmos para as gerações futuras o que ocorreu no passado e as imagens, pinturas, esculturas, auxiliam quando se estuda um povo, ou uma nação.

    ResponderExcluir
  6. Julio Domenico/Leonardo Henrique29 de março de 2016 às 11:24

    1° a arte e a historia andam juntas em total complicidade;pois se uma se alterar a outra muda tambem
    2°atualizando o momento historico em conjunto com a arte para que as duas andem em perfeita harmonia

    ResponderExcluir
  7. Lennon/Leonardo Luppi29 de março de 2016 às 11:25

    1° a arte e a historia andam juntas em total complicidade;pois se uma se alterar a outra muda tambem
    2°atualizando o momento historico em conjunto com a arte para que as duas andem em perfeita harmonia

    ResponderExcluir
  8. SESI FERNANDOPOLIS- Natieli F. Saves nº24 - Rafaela Izelli nº26
    Percebemos que ao passar dos anos o conceito sobre arte vem se modificando de um modo significativo.
    Ao longo do tempo, percebemos que a existência do homem não se limita à simples obtenção dos meios que garantem a sua sobrevivência material.
    Se pararmos para pensar em estética por exemplo veremos que atualmente o que realmente é valorizado é a beleza externa.
    As pessoas não tem a preocupação de analisar as qualidades interiores.
    Por outro lado antigamente, a estética era vista de outra forma, como vimos as igrejas todas trabalhadas na escultura e pintura.
    Porém é importante ter a ciência de que tudo muda o tempo todo,e com a arte não poderia ser diferente, então cabe a nós nos adaptarmos a novas eras.
    É importante valorizar o que temos , pois bens materiais um dia se acabam, devemos valorizar a quem temos.

    ResponderExcluir
  9. Isabela Nunes - nº 16 - SESI 405
    A arte na história passou por várias fases, no entanto, em cada uma delas foi sendo transformada e adaptada. Dessa forma, o que antes parecia não fazer parte do que é arte acabou por adentrar nesse ramo, como o teatro e outras manifestações artísticas.
    A arte é essencial, pois desperta sensações no ser que a contempla, por meio da estética, onde retomamos valores que nos influenciam em nossas percepções. Sabemos que nem tudo o que consideramos desprovido de certo grau de beleza deixa de ser arte, pois a mesma é relativa para cada um de nós.
    Durante a história e seus respectivos períodos ela foi utilizada em diferentes vertentes, inclusive para a educação dos seres, em conceitos religosos, políticos e sociais, além da cultura que agrega, logo, pode ser considerada singular, caracterizando contextos históricos ímpares retratados por diferentes visões.
    Tais visões servem para concretizarmos e construirmos a nossa própria opinião, acrescida das inferências pessoais e sociais que podemos fazer.

    ResponderExcluir
  10. Aline nº 01 e Caroline nº 0829 de março de 2016 às 11:29

    SESI-405-Fernandópolis
    Ao longo do tempo o conceito da arte vem sendo modificado e adequado de acordo com a sociedade, pois a mesma necessita de uma renovação e cabe ao "artista" renová-la.
    A arte desempenha um papel importantíssimo na história e na sua formação. Ela está totalmente ligada com a estética, estética essa que exige um maior entendimento, pois não é apenas o que os olhos veem, mas também a percepção dos sentimentos. Muitas vezes a nossa concepção de arte se prende aos clássicos e aos nomes renomados, porém a arte necessita de um olhar mais amplo e aberto, ou seja ter a capacidade de mudar e aplicar conceitos de acordo com os acontecimentos.

    ResponderExcluir
  11. A arte é o retrato mais afetivo da realidade e da história, representa, por meio de suas manifestações, a sociedade e suas modificações ao longo do tempo, incluindo seus sentimentos e impressões mais profundas. Arrisco dizer que as manifestações artísticas são a forma mais próxima de entendimento da história; ao observar peças teatrais, pinturas, livros e esculturas... ou seja, a arte em suas diversas facetas, pode-se inferir todo um momento implícito, abrangendo tanto relevância histórica quanto sentimental, desvendando segredos e culturas. A arte nos permite viver e refletir a partir de sua singularidade, provocando sensações e emoções em cada um de forma muito particular, tanto para quem cria quanto para quem contempla.

    Carolina Ferraz Viana - SESI 405

    ResponderExcluir
  12. Maressa Maziero - 23 - SESI 405
    1 – Qual é a sua percepção sobre a arte na história?
    A arte na historia é uma arte modificada de acordo com o passar do tempo. Atitudes e fatos do cotidiano modificam o conceito de belo de forma influenciável.
    2 - Ao longo da história podemos ressaltar a singularidade da arte. Como podemos atualizá-la a partir de cada momento histórico? Quais elementos são necessários para compreender a história a partir da arte?
    Para atualizar cada momento histórico é necessário estar por dentro dos acontecimentos cotidianos e de fatos antepassados, para que seja possível formular uma ideia fixa para o momento, porem modificada ao longo do tempo. Para compreender a historia a partir da arte é necessário ter conhecimento de mundo e carga cultural, como dito anteriormente. Fazer parte da historia é uma forma de arte.

    ResponderExcluir
  13. Walter Andrade e Paulo Quierote1 de abril de 2016 às 10:32

    SESI 435

    1-Qual é a sua percepção sobre a arte na história?
    Que a arte se modifica com o tempo para acompanhar a época, deixa de ser acadêmico clássico para se tornar mais livre.
    2 - Ao longo da história podemos ressaltar a singularidade da arte. Como podemos atualizá-la a partir de cada momento histórico? Quais elementos são necessários para compreender a história a partir da arte?
    A arte reflete o período da história em qual está inserida para os acontecimentos da época. Saber o período, o que esta acontecendo na época e conhecer o que a arte esta retratando naquele caso.

    ResponderExcluir
  14. Centro Educacional Sesi-435 Votuporanga
    Nome: Beatriz Rossi nº03
    Nathália Garcia nº25

    1-Qual é a sua percepção sobre a arte na história?
    Ressaltar a importância da arte é essencial para o desenvolvimento do ensino e aprendizagem em filosofia da arte e estética.

    2-Ao longo da história podemos ressaltar a singularidade da arte. Como podemos atualizá-la a partir de cada momento histórico? Quais elementos são necessários para compreender a história a partir da arte?
    É necessário estar por dentro dos acontecimentos cotidianos. Precisando ter conhecimento do mundo e fazer parte da história da arte de alguma forma.

    ResponderExcluir
  15. CE-435 Votuporanga/SP
    Guilherme Murari e Lucas Colovato 3ºEM

    1-Qual é a sua percepção sobre a arte na história?

    A arte durante a história sempre serviu como meio de expressão dos sentimentos humanos.Representavam suas crenças,acontecimentos e entretenimento.E com o passar do tempo os conceitos de beleza foram se adaptando com base na cultura regional e no cotidiano dos povos.
    2 - Ao longo da história podemos ressaltar a singularidade da arte. Como podemos atualizá-la a partir de cada momento histórico? Quais elementos são necessários para compreender a história a partir da arte?

    Para atualizar cada momento histórico uma obra de arte precisa ser estudada mais a fundo, pois deve levar em conta o cotidiano, crenças e outros documentos históricos.Com isso podemos tem uma avaliação mais clinica sobre a obra e descobrir mais sobre cada período.

    ResponderExcluir
  16. Geovana e Giovana SESI - 4351 de abril de 2016 às 10:38

    1- As obras de arte sempre acompanham os momentos da história. A arte é o retrato da realidade e da história que representa, por meio de manifestações, a sociedade e suas modificações ao longo do tempo, incluindo seus sentimentos e impressões, desvendando segredos e culturas. Assim cada obra de arte estabelece seu próprio tipo de beleza.
    2-Devemos atualiza-lá junto com o momento da história que se passa, construir algo coerente daquele momento. Para construirmos algo coerente devemos compreender a história a partir da arte. Para compreender a historia a partir da arte é necessário ter conhecimento de mundo e carga cultural

    ResponderExcluir
  17. Khayo Eduardo Miamoto Alves - Nº17
    Isabela Dos Santos Constantino - Nº15

    1-A arte na história é uma dádiva que podemos contemplar sem poder modificá-las , podemos admirá-las e podemos usá-las como referencia para nossas ações no presente que provavelmente terá uma consequência no futuro.

    2- Pra mim a Arte é uma "coisa" em que podemos ver , pensar e agir , porém não precisamos ir de igual ao que aquela arte se refere e podemos atualiza-la modificando ou compartilhando nossas formas de pensar e expressar modificando assim ela na historia !!


    3 Ano do Ensino Médio.

    ResponderExcluir
  18. Lorena e Amanda Numeros: 02, 21 CE 4351 de abril de 2016 às 10:40

    1 – Qual é a sua percepção sobre a arte na história?
    Nota-se que a história da arte esta em constante mudança, ela se adequa de acordo com a sociedade e suas transformações.

    2 - Ao longo da história podemos ressaltar a singularidade da arte. Como podemos atualizá-la a partir de cada momento histórico?Quais elementos são necessários para compreender a história a partir da arte?
    A arte é singular, porém se atualiza a partir da constante mudança da sociedade, esta totalmente ligada aos acontecimentos cotidianos e passados. É importante estar sempre por dentro e ter um amplo conhecimento dos fatos;

    ResponderExcluir
  19. Letícia Alvares - 19/ Isa Giembinsky - 14.....SESI-435

    1- o ser humano, seja de qual época for, cria objetos não apenas para se servir deles, mas também para expressar seus sentimentos diante da vida. As obras de arte nos contam a história humana ao longo dos séculos. A criação artística deve ser vista como integrada à cultura e aos sentimentos de um povo, ora ela retrada elementos do meio natural, ora representa divindades de uma antiga civilização ou sentimentos religiosos, também pode ser um testemunho histórico ao retratar situações sociais.
    2- Cada momento histórico teve um acontecimento que influenciava na cultura, na arte e sociedade geral. Os elementos necessários para compreender a história a partir da arte é saber como surgiu, o que retrata, como é composta, a cultura e o sentimento de seus criadores, assim como acontecimentos históricos da época.

    ResponderExcluir
  20. hamilton reina junior n:12 sesi 4351 de abril de 2016 às 10:42

    1 – Qual é a sua percepção sobre a arte na história?
    A arte é uma forma de o ser humano expressar suas emoções, sua história e sua cultura através de alguns valores estéticos, como beleza, harmonia, equilíbrio.
    2 - Ao longo da história podemos ressaltar a singularidade da arte. Como podemos atualizá-la a partir de cada momento histórico? Quais elementos são necessários para compreender a história a partir da arte?
    é necessário estar por dentro dos acontecimentos históricos ,conhecer o mondo e ter conhecimento cultural.

    ResponderExcluir
  21. Mariana Custódio/Vitoria Paz1 de abril de 2016 às 10:43

    SESI 435
    A arte retribui para vários aspectos na filosofia,apesar de ter vários momentos históricos ao longo dos anos.A arte é essencial para o desenvolvimento do ensino e aprendizado da estética e,cada obra de arte tem o seu próprio tipo de beleza.Podemos atualiza-la a partir da real história da sua existência a partir dos longos do anos.E ser ter um ponto de vista sobre cada estética sem preconceito.

    ResponderExcluir
  22. A arte na história incute-nos a impressão de estarmos perante algo que desconhecemos, coloca-nos perante um mistério que nos interpela e causa desconforto.
    No Brasil, muitos artistas eruditos inscrevem-se no universo da arte comtemporânea, inserindo em sua produção artística, referências a culturas particulares ou locais com suas respectivas identidades.Na recorrência as essas fontes, enfatiza-se a cultura do povo e por vezes culturas nativas. Posto que pertencentes às camadas eruditas, os artistas que aderem a tal perspectiva revelam em sua arte “códigos” estéticos que
    reúnem diferentes identidades, quase mesclam e se separam face à memória alusiva à tradição.
    Essa memória que referenda culturas particulares tem como pano de fundo as imagens imiscuídas nas lendas e mitos, bem como aquela imagística advinda das referidas culturas,
    no que tange às artes, às festas, aos cultos religiosos, às “paisagens”, às crenças, às estórias, tangenciando o fantástico e/ou o histórico.

    ResponderExcluir
  23. Gabriel Stival nº7 SESI 4354 de abril de 2016 às 19:22

    1- A arte na história se modifica tomando por base a época que está sendo vivida.

    2- A arte deve se atualizar se espelhando nas atualidades de cada momento histórico, pois o conceito de moda muda conforme os anos se passam. Elementos como a observação, interpretação e o entendimento do que está sendo vivido são fundamentais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1 - A arte é uma forma de o ser humano expressar suas emoções, sua história e sua cultura através de alguns valores estéticos, como beleza, harmonia, equilíbrio.Por isso , devemos atualiza-las juntas , ou busca-las em epocas iguais
      2 - Para atualizar cada momento histórico uma obra de arte precisa ser estudada mais a fundo, pois deve levar em conta o cotidiano, crenças e outros documentos históricos.Para compreende-las , devemos assemelhar as duas em epocas iguais , e associa - las , e ver como a historia interfere na arte visual e sentimental
      Rômulo 3°ano EM Sesi - Fernandopolis

      Excluir

  24. BOAAAAAAAAAAAAA PAPI <3
    1 – Qual é a sua percepção sobre a arte na história?
    A arte é melhor jeito de se descrever a história, dentre ela podemos nos adequar a situação do presente e ressaltando a inspiração.
    2 - Ao longo da história podemos ressaltar a singularidade da arte. Como podemos atualizá-la a partir de cada momento histórico? Quais elementos são necessários para compreender a história a partir da arte?
    Através dos acontecimentos de cada momento, podemos modificar conforme necessário buscando o conceito próprio conforme o passar dos anos. Elementos únicos de observação, entendimento e interpretação são sempre fundamentais para o desenvolvimento.

    ResponderExcluir
  25. Rômulo Candeia 3°ano E.M
    1 - No meu conceito , a arte é a história retrata em uma fonte visual e sentimental , perceptível a quem compará-las em épocas iguais , onde uma completa outra e/ou sua relevância é a mesma em ambas.
    2 - Devemos atualiza-las para associa-las . Devemos comparar ambas em épocas iguais para e uma se espelhar na outra para obter significância semelhante . E , para compreende - las , devemos observar no que as duas se assemelham , assim , absorver ideias centrais sobre a história e retratar na arte .

    ResponderExcluir
  26. Achei seu artigo bem interessante e relevante , mas sera que ele se encaixaria na sociedade atual ? Pois com a educação regredindo cada vez mais ao em véz de melhorar .

    ResponderExcluir
  27. A arte está em constante mudança, a cada etapa a foi adaptada de modo com que as pessoas pensavam sobre o belo, dessa maneira o que muitas vezes possa não parecer belo pra você ou que não tenha significado, é porque já teve seu momento de prestígio em algum momento da história.
    Para compreender a arte e seus conceitos é necessário estar atualizados dos períodos históricos e dos acontecimentos cotidianos, para que seja possível formular uma ideia fixa para o momento.
    SESI - 405

    ResponderExcluir
  28. 1- Na percepção da obra de arte, o reconhecimento pode corresponder a um conjunto de sinais ou convenções que nos habituámos a experimentar, os quais entendemos como sendo o seu suporte: a tela, o livro, o espaço museológico ou de exposição, a presença do instrumento que solta sons, etc.

    2-Podemos modificá-la a partir dos momentos que estamos vivenciando, se a atualidade muda, provavelmente a arte mudará.

    ResponderExcluir
  29. João Marcos Gonçalves Nº11 SESI-405 Fernandópolis

    1-A arte é algo que sempre esteve presente em meio a sociedade, vindo desde os primórdios até hoje, conforme a história se transforma a arte também

    2-Devemos atualiza-la conforme o momento da história que estamos vivendo. Se um muda o outro, querendo ou não, ira mudar. A moda se transforma a cada vez que a percepção de belo é atualizada. Podemos dizer que, percepção ,observação ,interpretação e entendimento esta sempre se inovando de acordo com a sociedade que vive naquele tempo.

    ResponderExcluir
  30. 1- Em meu ver a arte é um pilar muito importante na historia pois ela retrata todos os momentos vivido ate hoje e também nos atualiza de novas técnicas e conceito.
    2- Atualizamos a arte junto com a historia porque as duas andam lado a lado como se uma fosse o pilar da outra sendo assim conforme uma atualiza a outra consequentemente também. Os elementos que podemos utilizar para compreendermos melhor essa atualização seria a percepção,observação,interpretação e entendimento de algo que vive sempre mudando.
    Cássia Maria Ferreira de Assumpção n°04

    ResponderExcluir
  31. A arte na historia é realmente modificada recorrente ao educar e sensibilizar ,esses aspectos sempre foram utilizados no contexto da arte por vários anos.

    ResponderExcluir
  32. Daniel n° 05 CE-435

    1- A arte esta em constante mudança, que leva em base a época,cultura,emoções e outros.

    2- Do mesmo modo que a moda, ou seja, nas atualidades de cada época. Utilizando elementos como a observação, a relação do que esta(va) acontecendo na época.

    ResponderExcluir
  33. 1- A filosofia da arte permite dizer a realidade. A arte tem a função de abrir o meios de liberdade para expressão da realidade e dar liberdade para que isso aconteça de fato.

    2- A arte está em movimento constante (mudanças a todo momento), assim como todos aspectos são atulizados, devemos atualizar a arte com a imaginação.

    Michel William SESI 435

    ResponderExcluir
  34. A arte surge a partir de situações vividas e imaginadas, buscando representar a sociedade e suas faces de diversas formas, mesmo na ausência de elementos reais.
    Ao longo da história, os movimentos artísticos puderam mostrar algo que vai além de sólidos fatos históricos como conhecemos comumente. A arte contribuiu para sabermos quais sentimentos eram provocados, que induziam ao ato que assina o desenvolvimento de cada período histórico.
    Se valendo da psicologia com relação aos materiais, cores e elementos sonoros e linguísticos presentes na composição artística de cada época, tem-se um conjunto de significados que, interpretados de forma coerente, induzem ao significado histórico de cada fato e aos comportamentos da sociedade.

    ResponderExcluir
  35. Isabela Alves

    A importância da arte na história é pelo grande potencial de ser um meio de expressão, expressão de sentimentos, acontecimentos, opiniões, inclusive do que é feio ou belo.Assim como é difícil definir o que é belo (de acordo com Kant é o que agrada universalmente), é ardiloso definir o que é a arte mais importante de um período, uns se expressavam com linhas tortas, outros linhas retas, outros com cores mais escuras, ou seja, há muitas formas artísticas registradas. No fim é levado em consideração o mais impactante ou o que predomina.
    Por exemplo, atualmente qualquer coisa é arte, as pessoas estão mais dispostas a opinarem diante de tantos desastres (sociais e ambientais) tupo se tornou polêmico e refletiu na forma de cantar, pintar, encenar. O que é impactante nesse tempo, é a tecnologia, então da para encontrar uma breve definição de arte para cada época, mas não abranger tudo.
    E o que é necessário para compreender a arte é principalmente o significado geral, mesmo que há muitas coisas do estilo contemporâneo (onde o público interage com a arte e lhe atribui um significado)há elementos que prevalecem.

    ResponderExcluir
  36. A arte é o conjunto de formas de expressões que é moldado de acordo com a época que se vive.
    No decorrer da história, a arte implica o que ocorre em seu tempo, nos transmite mais do que um fato concreto, nos dá o sentimento que carrega o acontecimento.
    Não há uma arte universal, pois a arte é a expressão do que se sente e o que sentimos é consequência do que vivemos.

    ResponderExcluir
  37. A arte na história é uma dádiva que podemos contemplar sem poder modificá-las , podemos admirá-las e podemos usá-las como referencia para nossas ações no presente que provavelmente terá uma consequência no futuro.
    A arte deve se atualizar se espelhando nas atualidades de cada momento histórico, pois o conceito de moda muda conforme os anos se passam. Elementos como a observação, interpretação e o entendimento do que está sendo vivido são fundamentais.

    João Henrique N°21
    Sesi 435

    ResponderExcluir
  38. Sesi-435

    A arte é determinada não só pelas emoções mas pelos acontecimentos históricos do momento em que a Arte é feita, ou seja a maior inspiração para a Arte é o que está acontecendo no momento, e com isso podemos até mesmo determinar o que ocorria neste período, como na época da Ditadura Militar onde músicas como Cálice incentivavam as pessoas a realizar uma revolta contra ditadura , o que mostra insatisfação da população e a ignorância por parte dos militares de deixarem um simples disfarce enganar seu filtro de certo e errado

    ResponderExcluir
  39. Embasada no que uma civilização vive, e destinada a repassar emoções e ou sentimentos de pessoas de modo explícito ou implícito, a arte tem também uma grande importância em manter a história viva, além de retratar as mudanças nos padrões de estética e beleza cujos quais posteriormente podem voltar aos parâmetros antigos.
    Guerras por exemplo são um fator de importância incomensurável para a modelação artística de uma época, são de longe os temas artísticos que mais permitem aos seus praticantes colocar o máximo possível de emoção, podendo com esta demonstrar dor, angústia, temor, entre outras emoções características em situações de conflitos de grande proporção.

    ResponderExcluir
  40. A Arte não tem uma definição em si,ao longo dá história ela foi definida de várias maneira a partir da conclusão de diversos filósofos e pensadores.Para Kant,por exemplo,a arte é aquilo que no causa um sentimento,satisfação,independente do desejo,é um sentimento sublime.Já Hegel,vê a arte de uma forma espirítual,e defini o belo como uma construção histórica que vária de tempo em tempo,trazendo que a arte pode ser engajada ou comprometida.Podemos assim concluir,apesar dos diversos conceitos e definições,que a arte é isso...algo que instiga...belisca...nos faz pensar!!

    ResponderExcluir