quarta-feira, 13 de julho de 2016

Política - Pensar globalmente e agir localmente

O Brasil é nossa Pátria amada... nos somos  este chão em que pisamos,  somos um povo que acolhe em seu seio todas as raças fundadoras deste pais de  extensāo contimentental, pluriétnicocultural.
Vivemos um tempo de inquietação...não há  mais tranquilidade, desorientados perdemos o rumo, mas sonhamos com uma pátria livre da ganância de seus administradores que se acobertam face a tanta corrupção que está inserida na cultura do povo brasileiro. Só há políticos corruptos por que há também os eleitores corruptos. Há corruptos e corruptores, passivos e ativos.
Quando falta honestidade na prática política vive-se a angústia de ser cidadão aprendiz de democracia.  Impondo-se a nós a necessidade de pensar globalmente com o foco nas ações locais.
Nesta análise de conjuntura observamos que todo processo de conquistas de direitos  vem sendo colocada em xeque por meio de decisões autocráticas, de quem pretendem solapar o que nossa sociedade civil conquistou de direitos às duras penas.
Não é possível pensar apenas o Brasil como o canteiro de crise econômica, pois o processo econômico que prioriza o capital em detrimento da dignidade do homem está em colapso desde a muito tempo. Não é possível satisfazer a ilimitada ganância humana sem pensar de forma consciente na gestão dos recursos disponíveis. Administrar a riqueza de uma nação requer gestores probos e capazes de administrarem os bens coletivos de seus concidadãos sem lesá-los.
O que se nota aqui no Brasil é a gestão de uma política de camaradagem, na qual os "comparsas" são favorecidos por meio de favores que beneficiam a si mesmos, com uma proposição de política narcisista, de onde emana a máxima "tudo do bom e melhor para mim" e  as migalhas para você, já que sua consciência é "comprável".
A cada ano de eleição os "políticos desaparecidos aparecem", querem seu voto e sua lealdade, manifestando o desejo de seu  apoio para a manutenção do "status quo" por meio promessas e divulgacāo.
Tais políticos após eleitos esquecem seus eleitores e estes, deles. Motivo pelo qual esses eleitos fazem o que querem com o "cargo público" que eles assumiram com o sufrágio das urnas, tornando-se os funcionários públicos mais bem pagos e com regalias bancadas com dinheiro do povo.
De fato, olhar para o Brasil e pensar em nosso município impõe ao cidadão o compromisso de fazer escolhas conscientes. Só assim poderemos cobrar dos que desejam e vão assumir o serviço público em nosso município - como prefeito (as), vereadores (as) - possam trabalhar pensando e agindo pelo bem comum de todos os cidadãos e cidadãs, sem buscar  apenas privilégios e mordomias.
Ser vocacionado à vida pública exige além de amor ao povo,  a responsabilidade em construir um processo de Justiça social abrangente, que possa incluir os excluídos, sem deixar ninguém à margem da sociedade. Pensar, agir, vigiar, é a tarefa que está posta aos homens e mulheres que lutam por cidadania plena.  Neste momento de eleições no qual cada município pode evidenciar compromisso com os seus munícipes é oportuno confrontar propostas em vista das respostas que nossa realidade almeja. Então, votemos bem.

Um comentário: