sexta-feira, 28 de maio de 2010

Minhas Perspectivas de Atuação na Educação a Distância

Minhas Perspectivas de Atuação na Educação a Distância
Atualmente proliferam-se cursos de Educação a distância (EaD) com a finalidade de implementar uma nova forma de ensino-aprendizagem na qual educandos, embora separados por distância, permanecem conectados a ambiente virtuais utilizando ferramentas de conexão via tecnologias, web, chats e a Internet
Devido a abrangência da EaD os educadores deverão estar em permanente atualização didático-pedagógica ampliando conhecimentos e informações em vista de oportunizar condições de aprofundamento às pessoas que vê possibilidades de sistematizar saberes em cursos virtuais.
Dentro da proposta da EaD atuaremos como orientador de estudo, tutor de cursos educacionais presencial, semi-presencial e a distância. É fundamental dominar as ferramentas de informatização objetivando instaurar um processo de formação continuada com abertura à aprendizagem permanente.
Os projetos educacionais de EaD englobam vários níveis de educação (fundamental, médio, superior e a pós-graduação), sendo que se adéqua melhor à educação de adultos, uma vez que estes carregam experiências culturais e epistemológicas em nível de aprendizagem individual além de estarem melhor preparados a utilização de novas tecnologias que proporcionam novos processos de interconexão à propostas educacionais interativas contribuindo com o desenvolvimento dialógico dos agentes envolvidos no processo educacional.
Em pleno Séc. XXI o avanço em infocomunicação representa uma revolução ao modo de empreender o ensino-aprendizagem e tal processo, abrirá possibilidades de novas formas de relacionamento on-line entre educadores e educandos através da Internet, das telecomunicações, videoconferências e as redes de banda larga; a instrumentalização destes meios de comunicação para a educacação possibilitará aos professores(tutores) compartilhar suas aulas, conhecimentos e cultura por canais de intercâmbio que estreita os espaços entre os saberes e auxilia o educando a desenvolver seus conhecimentos de forma interativa, estimulando debates e pesquisas de textos e hipertextos, sem chocar seus horários pessoais e de acordo com suas possibilidades. Com este novo cenário para a educação é fundamental a presença do professor-tutor como o mediador das tarefas educacionais. A função primordial deste educador é supervisionar todo o processo educacional da EaD superarando os modelos estáticos focados em formulários, avaliação e e-mail’s, nesta nova proposta há uma interação on-line por meio de canais rápidos tais como, MSN, Facebook, Twitter, Orkut... das mídias unidirecionais, como o jornal, a televisão e o rádio, emerge a tecnologia digital mais interativa. Da comunicação off-line estamos caminhando para um mix de comunicação off e on-line, tal processo requer novas habilidades e competências à educadores e educandos mediando as experiências para o esclarecimento de dúvidas via videoconferências e outras ferramentas interativas. Oxalá assistamos uma emergente democratização do acesso à infocomunicação à todos e todas.

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