quarta-feira, 11 de maio de 2011

CULTURA DOS WIKIS – uma interface educacional envolvente

Neste momento cibernético em que vive a humanidade com a emergência de novos nichos educacionais, a EAD deverá incorporar em sua proposta de democratização do ensino um projeto da interface organizado em torno dos elementos significantes dos objetos de aprendizagens.
Na perspectiva de Fontoura, na Web 2.0 os sites deixam de possuir uma característica estática para se tornarem verdadeiros aplicativos, funcionando como os softwares que rodam no computador. Apresentando uma gama de oportunidades comunicativas tais como os Blogs que tornam-se também espaço autoral similar aos Wikis que permitem publicação de conteúdos, que podem ser construídos cooperativamente, ou seja, os usuários podem criar narrativas, poemas, análise de obras literárias, dar opinião sobre atualidades, desenvolver relatórios de visitas e excursões de estudos, podem construir produtos, tais como desenhos, imagens e vídeos. Nesta mesma proposta existem os fotologs, também conhecidos como Blogs de imagens dá ao usuário possibilidade de compartilhar documentos visuais.
Nesta ótica Wenger (2002) afirma que uma Comunidade de Prática é mais do que um agregado de pessoas definidas por algumas características, são pessoas que aprendem, constroem e fazem a gestão do conhecimento, são verdadeiras as comunidades de prática com objetivos educacionais que utilizam ambiente de aprendizagem cooperativa evidenciando a participação do grupo, registrando a incursões superando a demanda de comunicação, em vista de tomadas de decisões e potencializando os resultados por meio de atividades.
As Comunidades de Prática têm um vasto espectro de possibilidades tecnológicas na Web 2.0. Neste artigo considerarei a emergência dos Wikis como uma Interface envolvente e seu significado para o processo de ensino e aprendizagem.
Os Wikis devem ser entendidos como ferramenta colaborativa de acesso à internet. Os sites wikis são com frequência referenciado por abranger conceitos básicos de temas juntamente com a análise de como elas afetam o usuário final.
Nota-se a emergência de uma “cultura Wikis” constituida de comunidade apredente, oportunizando a novos autores a divulguação de seus trabalhos, estes possiilitam uma abertura para críticas e reconstruções conceituais deixando em aberto a perspectiva colaborativa na edição e atualização do mesmo. Os leitores que colaboradores são atentos às inserções que fazem, a fim de conservar o mesmo nível de erudição do artigo em evidência. O que se recomenda os experientes é que o autor do artigo em construção mantenha uma cópia do mesmo com o intuito de conservar a originalidade se for invadido por algum vândalo.
- Não há um tempo mínimo para a elaboração de um trabalho no Wikis, as pessoas dispõe do tempo que considerar suficiente para elaborar o que está escrevendo dando sempre ênfase na inusitabilidade do conteúdo.
- O conteúdo pode ser refeito por quem conhece o tema e intervenções do autor. Neste plano de articulação de conteúdo o autor usará o tempo necessário para reescrevê-lo.
Como podemos constatar a utilização do WIKI é importante para a evolução dos espaços interativos de textos e artigos de opinião tão necessários para a partilha de ideias em tempos cibernéticos.
A meu ver, o limites desta interface é o fato de que sua formatação tem um esquema fechado sem posibilidade de criatividade visual. Deixando a desejar a forma de expressão por hipertexto, linguagem mais vislumbrante e menos formal. Mesmo sendo limitado no formato os wikis tem contribuido para o avançar na divulgação de grandiosos temas de trabalhos de anômimos no espaço virtual. Estes, estão demonstrando o domínio temático de assuntos importantes para a sociedade e tem inovado a formatação dos textos com um layout que facilita aos artigos nos Wikis os links correlatos em outras páginas da Web, tal conexão auxilia a ampliação dos espaços comunicativos e permitindo acesso a outros ambientes virtuais de interesse missigenado e também a outros dispositivos atuais, tais como os dispositivos portáteis e leitores de tela, como os tablets em evidência na atualidade.
__________________
Referências Bibliográficas

Marins, Vânia & Costa, Rosa Maria E. M. da. Aula 4a – Ferramentas da Web 2.0 e as Comunidades de Prática. Uff - 2011
Marins, Vânia & Costa, Rosa Maria E. M. da. Aula 4b – Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Barbosa L.P., Oeiras J.Y. (2008), Uso de Wikis em projetos escolasres: experiências colaborativas com alunos do ensino fundamental, Workshop de Informática na escola-WIE, SBC2008, Belém, p. 362-371.
Fontoura, Wagner (2010) A hora e a vez das Mídias Sociais. Disponível em
http://www.cultura.gov.br/site/2008/02/29/a-hora-e-a-vez-das-midias-sociais. visitado em maio 2010.
Revista Época – A nova infância do computador, nº 675, 25/abril/2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário