segunda-feira, 22 de março de 2010

EDUCAR PARA A VIDA

EDUCAR PARA A VIDA
José Igídio dos Santos
Todo processo educacional envolve expectativas e objetivos. É o objetivo que delineia os caminhos que devemos percorrer em vista das expectativas de educadores e educandos ao longo da experiência de aprendizagem.
Nossos educandos (adolescentes) nasceram em uma sociedade em transformação e com novos paradigmas, ... comunicação, ... informação completamente diversa da de "antigamente". E sabemos por experiência didático-pedagógica que não basta sermos "conteudistas" - é preciso ensinar o educando a aprender a aprender. Nesta trama pedagógica que definimos nosso agir educacional.
Este agir educacional não é tarefa apenas do educador e sim compromisso de todos (pais, professores, organizações...) a sociedade toda! E é justamente neste processo que estamos nos perdendo, pois há uma cobrança muito acentuada para o processo cognitivo racional deixando a desejar nos aspectos humanitários, ético-moral.
Neste cenário, é fundamental que a educação hoje prime pelos princípios humanitários e que a relação professor-aluno seja uma agradável experiência de aprendizagem interconectiva, tornando a aprendizagem uma via de mão dupla. Aprender e ensinar é um caminho que envolve a todos no processo pedagógico educadores/professores e aprendizes/educandos. A aprendizagem não tem idade e todos estamos a caminho da construção do saber.
Como educadores do Sec. XXI precisamos tornar a educação mais vivencial e com maior incidência na vida do educando (adolescentes),pois a adolescência é apenas uma fase da existência que precede a maturidade intelectual. São eles que tornarão os educadores do futuro e a forma de lidarmos com suas questões determinarão o entusiasmo, o vigor e o engajamento dos mesmos à causa da educação.
Portanto, incentivar as novas gerações supõe encantamento para a transformação da realidade. Os educadores transformarão seu ofício em compromisso coletivo de tornar o processo educacional mais vivencial e humano e esta tarefa somos todos convidados pois, educar para a vida é conduzir o educando (adolescente) à sua maioridade intelectual e práxica.
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Licenciado em Filosofia pela UNICLAR, Bacharel em Teologia pelo CEARP e Psicopedagogo – Professor Universitário na FAECA em Monte Aprazível-SP e da Rede Pública Estadual em Fernandópolis – SP.