O DESPERTAR DA LEITURA SIGNIFICATIVA
PARA NOSSOS EDUCANDOS
José
Igídio dos Santos
Participando do Saber em Ação, evento promovido pela Rede SESI em
vista da formação em serviço dos educadores e educadoras - Quero
partilhar com vocês a abordagem do tema ler
e escrever em todas as áreas discutido no segundo dia do evento. Farei
referência a alguns conceitos significativos, e me reportarei às duas
palestrantes que, a seu tempo serão evocadas. Veremos a importância de todos
nós educadores despertarmos e incentivarmos em nossos educandos a leitura
significativa independentemente da área de ensino.
A temática apresentada de forma
abrangente pela professora Alfredina
Nery contemplou o conceito de multiletramentos[i]
e a importância de se ter na escola um comprometimento e corresponsabilidade de
todas as áreas para o desenvolvimento da leitura e da escrita, despertando em
nossos estudantes o conhecimento por meio da diversidade de métodos e
desenvolvimento de habilidades leitoras e escritoras. Essa tarefa não é apenas do professor de
Português, mas sim de todos os professores independentemente da Área, pois na
escola há que se valorizar a interdisciplinaridade
no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes.
Neste processo, há muitos espaços de
ampliação da cultura dos discentes que, com a ajuda do corpo docente na prática
de ensino, são impulsionados a desenvolverem propostas educacionais que lhes possibilitem
acesso às informações, propulsora de curiosidade. A partir de então, vemos o
aumento da frequência dos educandos à biblioteca, se dedicando mais à leitura
individual de diversos materiais impressos: livros, jornais, revistas
noticiosas e ou especializadas, romances, contos, ensaios, memórias, literatura
infantojuvenil, literatura adulta, paradidáticos de todas as áreas, textos de
todo tipo, enfim, todo acervo de leitura posto à sua disposição para que o
exercício da leitura os transforme em leitores apaixonados.
Num segundo momento, a professora Suely Amaral enfatizou que no processo
de letramentos é que se proporciona a formação leitora. No entanto, o exercício
da leitura exige dos educandos uma maturidade
conceitual que demonstre sua riqueza de vocabulário e para isso é
necessário que o educando domine a intelecção dos conceitos no ato de ler,
despertando-lhes a capacidade de transpor os significados, capacitando-os para
a compreensão dos elementos fundamentais à análise de um texto, resignificando
o que se lê. A tarefa primordial da escola é tornar os educandos leitores
maduros e escritores capazes de transitar pelos diversos gêneros literários.
Para tanto, é fundamental o exercício
da leitura que abrange o processo de decodificação da escrita, com o treino do
olhar que, adestrado possa captar a totalidade dos elementos constitutivos das
construções linguísticas evidenciadas em suas diversas formas de expressão e
comunicação a partir da percepção do contexto
para o qual cada texto institui um pretexto. Neste ínterim, é preciso
levar em conta os elementos ortográficos, as expressões idiomáticas, o uso das
metáforas, com cuidado à gramática, à pontuação, o emprego de conceitos
adequados a cada área do conhecimento. Desta forma, veremos a desenvoltura do
educando no mundo da escrita. A formação dos estudantes para que sejam leitores
poderá despertar-lhes a familiaridade com a língua, afinal a leitura e o gosto
para a diversidade de textos que hoje são acessados pelos alunos, constituirão
a essência do processo de letramentos
premente na sociedade contemporânea, para tanto, é necessário o incentivo à
leitura, pois só assim faremos a implementação das habilidades e competências
leitora e escritora de todos nossos educandos. Espero, por meio desta síntese
contribuir para a manutenção da discussão desta temática.
[i] O termo multiletramento
“significa que compreender e produzir textos não se restringe ao trato do
verbal oral e escrito, mas à capacidade de colocar-se em relação às diversas
modalidades de linguagem (oral, escrita, imagem, imagem em movimento, gráficos,
infográficos etc), para delas tirar sentido. Assim, desenvolver o
multiletramento é ter o aprendizado ampliado para o campo da imagem, da música,
das outras semioses que não somente a escrita.” (Rojo, 2009)