sábado, 23 de fevereiro de 2013

PIGEAD: novos caminhos ou redimensionamento profissional


PIGEAD: novos caminhos ou redimensionamento profissional
Prof. José Igídio dos Santos
Desde os primórdios da internet pretendeu-se aproximar as pessoas diminuindo a distância geográfica, cultural, religiosa, econômica e educacional. Entretanto, tal pretensão não ocorre em sua totalidade, na atualidade, vivemos um momento de grandes transformações, destacando-se dentre elas a mediação do conhecimento pela Web 2.0. que tem possibilitado verdadeira revolução ao processo de conhecimento, que da manhã ao anoitecer torna-se obsoleto, exigindo, portanto, permanente renovação.

Neste cenário, aprender e ou aperfeiçoar o conhecimento adquirido torna-se imperativo a todo e qualquer ser humano, independentemente de suas peculiaridades geográficas, econômicas ou cronológica.

Neste âmbito o curso de pós graduação em Planejamento PIAGED; vejo aqui a oportunidade de dominar as ferramentas que Web 2.0 disponibiliza mediante a usabilidade dos ambientes virtuais de aprendizagem (AVA), utilizando-os como recursos didáticos dinâmicos de uma educação mediada a distância, facultando ao educando a melhor forma de acessar tais ambientes educacionais por meio de aplicativos empregados ao processo de comunicação através de softwares que rodam no computador em tempo real, transmitindo e recebendo informações simultaneamente on-line ou off-line, tornando-se coparticipante no processo educacional e comunicativo.

A EaD, é emergente processo educacional que visa atender as novas necessidades da sociedade da comunicação e informação. Vemos, então, um aumento exponencial do uso da internet na educação e isso exige profissionais habilitados para atuar nesses novos ambientes de aprendizagem e neste interim, encontra-se meu propósito para esta pós-graduação: dominar as ferramentas necessárias para administrar sites educacionais, elaborar e disponibilizar materiais didáticos, promover cursos e sobretudo atualizar-me para estar sintonizada com esta nova cultura cibernética. Um curso como esse respeita horários pessoais, diminui distância física e o ônus econômico, propicia acesso a conteúdo didático em processo educacional que se apresenta como dinâmico e sistemático sob estímulo e orientação de um tutor qualificado e comprometido.

Assim, tenho muitas perspectivas diante de uma nova relação pedagógica que se apresenta como elemento reparador de anos de políticas educacionais não inclusivas, vejo a consolidação de um sistema promotor da dignidade humana que capacita para o trabalho e para uma vida transnacional e sustentável construído a partir de práticas educacionais inovadoras que atendem as necessidades educacionais e sociais em qualquer contexto, favorecendo a democratização do conhecimento através da educação (dever do Estado e direito de todos), sendo importante e diligente elo de ligação entre ovirtuale o aluno, auxiliando-o de modo formativo através das tecnologias de comunicação, desde as mais simples às mais sofisticadas, quais sejam as ondas do rádio e da televisão ou os ambientes moodle, propiciando perfeita relação entre conhecimento e aprendizagem, a fim de tornar o processo educativo sempre mais humano, democrático e eficaz.