PIGEAD:
novos
caminhos
ou
redimensionamento
profissional
Prof. José Igídio dos Santos
Desde
os
primórdios
da
internet
pretendeu-se
aproximar
as
pessoas
diminuindo
a
distância
geográfica,
cultural,
religiosa,
econômica
e
educacional.
Entretanto,
tal
pretensão
não
ocorre
em
sua
totalidade,
na
atualidade,
vivemos
um
momento
de
grandes
transformações,
destacando-se
dentre
elas
a
mediação
do
conhecimento
pela
Web
2.0.
que
tem
possibilitado
verdadeira
revolução
ao
processo
de
conhecimento,
que
da
manhã
ao
anoitecer
torna-se
obsoleto,
exigindo,
portanto,
permanente
renovação.
Neste
cenário,
aprender
e
ou
aperfeiçoar
o
conhecimento
já
adquirido
torna-se
imperativo
a
todo
e
qualquer
ser
humano,
independentemente
de
suas
peculiaridades
geográficas,
econômicas
ou
cronológica.
Neste
âmbito
o curso de pós graduação em Planejamento
PIAGED;
vejo
aqui
a
oportunidade
de
dominar
as
ferramentas
que
Web
2.0
disponibiliza
mediante
a
usabilidade
dos
ambientes
virtuais
de
aprendizagem
(AVA),
utilizando-os
como
recursos
didáticos
dinâmicos
de
uma
educação
mediada
a
distância,
facultando
ao
educando
a
melhor
forma
de
acessar
tais
ambientes
educacionais
por
meio
de
aplicativos
empregados
ao
processo
de
comunicação
através
de
softwares
que
rodam
no
computador
em
tempo
real,
transmitindo
e
recebendo
informações
simultaneamente
on-line
ou
off-line,
tornando-se
coparticipante
no
processo
educacional
e
comunicativo.
A
EaD,
é
emergente
processo
educacional
que
visa
atender
as
novas
necessidades
da
sociedade
da
comunicação
e
informação.
Vemos,
então,
um
aumento
exponencial
do
uso
da
internet
na
educação
e
isso
exige
profissionais
habilitados
para
atuar
nesses
novos
ambientes
de
aprendizagem
e
neste
interim,
encontra-se
meu
propósito
para
esta
pós-graduação:
dominar
as
ferramentas
necessárias
para
administrar
sites
educacionais,
elaborar
e
disponibilizar
materiais
didáticos,
promover
cursos
e
sobretudo
atualizar-me
para
estar
sintonizada
com
esta
nova
cultura
cibernética.
Um
curso
como
esse
respeita
horários
pessoais,
diminui
distância
física
e
o
ônus
econômico,
propicia
acesso
a
conteúdo
didático
em
processo
educacional
que
se
apresenta
como
dinâmico
e
sistemático
sob
estímulo
e
orientação
de
um
tutor
qualificado
e
comprometido.
Assim,
tenho
muitas
perspectivas
diante
de
uma
nova
relação
pedagógica
que
se
apresenta
como
elemento
reparador
de
anos
de
políticas
educacionais
não
inclusivas,
vejo
a
consolidação
de
um
sistema
promotor
da
dignidade
humana
que
capacita
para
o
trabalho
e
para
uma
vida
transnacional
e
sustentável
construído
a
partir
de
práticas
educacionais
inovadoras
que
atendem
as
necessidades
educacionais
e
sociais
em
qualquer
contexto,
favorecendo
a
democratização
do
conhecimento
através
da
educação
(dever
do
Estado
e
direito
de
todos),
sendo
importante
e
diligente
elo
de
ligação
entre
o
“virtual”
e
o
aluno,
auxiliando-o
de
modo
formativo
através
das
tecnologias
de
comunicação,
desde
as
mais
simples
às
mais
sofisticadas,
quais
sejam
as
ondas
do
rádio
e
da
televisão
ou
os
ambientes
moodle,
propiciando
perfeita
relação
entre
conhecimento
e
aprendizagem,
a
fim
de
tornar
o
processo
educativo
sempre
mais
humano,
democrático
e
eficaz.
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