ESTILOS DE APRENDER - Qual o seu estilo?
Ninguém
se enquadra perfeitamente em um estilo; todos têm algumas características de
cada estilo e, em geral, apresentamos a predominância de um deles.
Vamos descobrir qual é o seu estilo: meu estilo
é _________________________________
Estilo A:
1. Características
Envolve-se totalmente, e sem hesitações, em novas experiências.
tem a mente aberta e entusiasmo pelas coisas novas.
tende a experimentar primeiro e só depois analisar as
consequências;
preenche os seus dias com muitas atividades: quando termina uma, já
está pensando na próxima;
costuma trabalhar com outras pessoas, mas, em geral, permanece no
centro das atividades do grupo;
aprecia estar envolvido nas experiências imediatas;
é impaciente com as tarefas de implementação a longo prazo;
2. Atividades que mais contribuem para o aprendizado:
aprender através de experiências e de problemas;
engajar-se em atividades curtas como jogos, tarefas competitivas,
dramatização e simulação;
liderar discussões, fazer apresentações, gerar novas ideia;
relacionar-se com outras pessoas;
resolver problemas em grupo;
aprofundar em tarefas que acredita difíceis;
gerar ideia sem restrições teóricas.
Anote a quantidade de itens que você marcou para o estilo A: ____
Estilo B:
1. Características:
Observa as experiências ao seu redor e as analisa a partir de
diferentes perspectivas;
coleta dados diretamente ou através de outras pessoas;
prefere pensar muito para chegar a uma conclusão definitiva;
verifica todos os possíveis ângulos de uma situação antes de
implementar qualquer mudança;
interessa-se em observar outras pessoas em ação;
quando participa de uma discussão, ouve muito antes de colocar o
seu ponto de vista.
2. Atividades que mais contribuem para o aprendizado:
observar e pensar sobre as atividades que está desenvolvendo;
observar grupos de trabalho, mesmo que seja através de filmes ou
vídeos;
pensar antes de agir, dispor de tempo para preparar uma ação;
conduzir pesquisa, investigação e obter provas sobre o tema em
estudo;
tempo para rever o que aconteceu, o que aprendeu;
produzir, com calma e cuidado, as análises e relatórios;
receber auxílio quando precisar mudar a visão;
decidir sem pressão, no seu ritmo.
Anote a quantidade de itens que você marcou para o estilo B: ____
Estilo C:
1. Características:
Adapta e integra as observações nas teorias complexas, que lhe
parecem lógicas;
Pensa sobre os problemas de um modo vertical, passo a passo, de
maneira lógica;
Tende a ser perfeccionista e não descansa até que as coisas se
encaixem em um esquema racional;
Gosta de analisar e sintetizar; é interessado em princípios,
teorias, modelos e sistemas de pensamento;
Sua filosofia prioriza a racionalidade e a lógica: “O que é lógico
é bom”;
Prefere aumentar o grau de certeza das coisas e sente-se
desconfortável com julgamentos subjetivos e observações levianas.
2.Atividades que mais contribuem para o aprendizado:
O material de estudo como parte de um sistema, modelo, conceito ou
teoria;
Ter tempo para explorar associações ou relações entre ideias,
eventos e situações;
Ter chance de questionar e provar a base metodológica ou as
preposições lógicas sobre alguma coisa;
Analisar um problema complexo a ser testado a respeito;
Sentir-se em situação estruturada com um propósito claro;
Ler ou listar ideias e conceitos que são racionais e lógicos;
Possibilidade de analisar e, depois, generalizar os problemas;
Oferecer ideias interessantes, mesmo que não sejam relevantes.
Anote a quantidade de itens que você marcou para o estilo C: ____
Estilo D:
1.Características:
Preocupa-se em testar ideias, teóricas e técnicas para ver se elas
funcionam na prática;
Busca novas ideias e as experimenta na primeira oportunidade
Tende a ser impaciente com discursos teóricos e discussões que
demoram a chegar a uma conclusão;
Gosta de tomar decisões práticas e resolver problemas;
Trata os problemas e as oportunidades como desafios;
Sua filosofia é: “O que funciona é bom”;
2.Atividades que mais contribuem para o aprendizado:
Ligação óbvia entre o assunto e um problema prático;
Técnicas que tenham vantagens práticas e óbvias;
Chance de experimentar técnicas com um perito que possa dar
feedback;
Acompanhar e copiar modelos; ver como uma coisa é feita, mesmo
através de filmes;
Oportunidade de aplicar logo o que foi estudado;
Boas simulações e problemas reais;
Concentrar esforços nas situações práticas.
Anote a quantidade de itens que você marcou para o estilo D: ____
Agora,
compare os quatro números que você registrou.
O
maior deles indica o estilo que mais se aproxima da sua maneira de estudar e
aprender. Se os resultados dos dois estilos ficaram muito próximos, refaça o
teste.
Talvez você mude de opinião em relação a um dos itens, definindo sua
características com mais segurança de um deles. A partir da identificação de
seu estilo você poderá, sempre que possível, escolher as atividades mais
eficientes em função do seu estilo.
Note,
entretanto, que todos os estilos apresentam vantagens e desvantagens na hora de
estudar.É importante conhecer cada uma dessas características para aplica-las
às situações de estudo.
VANTAGENS E DESVANTAGENS DE CADA ESTILO:
Estilo A: ESTUDANTE ATIVO
Vantagens:
Envolve-se totalmente nas questões de seu interesse;
Trabalha bem com outras pessoas e solicita ajuda quando necessita;
Sente prazer em escrever livremente;
Experimenta cada nova ideia ou técnica;
Gosta, em geral, de correr riscos;
Trabalha rápido e envolve os outros que também ficam entusiasmados;
Aprecia variedade e excitação;
Não se constrange em errar;
Aprende discutindo com as pessoas.
Desvantagens
Examina rapidamente as questões ou leituras sem raciocinar muito
sobre elas;
Tende a negligenciar os assuntos nos quais não está muito
interessado;
Não organiza bem o uso do tempo;
Tenta fazer muitas coisas ao mesmo tempo;
Não estabelece bem as prioridade do trabalho;
Deixa as coisas para última hora;
Às vezes é exigente com os amigos;
Não gosta de conferir o trabalho;
Não se preocupa muito com detalhes;
Não toma notas e nem classifica materiais de estudo. idéias
Estilo B: ESTUDANTE REFLEXIVO
Vantagens
Vê novas maneiras de fazer as coisas;
Apresenta muitas soluções criativas;
Enxerga implicações do assunto a longo prazo;
Tem uma visão geral das situações;
Ouve os outros e partilha ideia;
Percebe as conexões entre os diversos assuntos que está estudando;
Apresenta os trabalhos de maneira nova e com boa aparência;
Apresenta boas alternativas para os problemas;
Apresenta questões novas e importantes;
Desvantagens
Deixa de ver muito detalhes;
Demora muito para iniciar um trabalho;
Não critica muito as ideias que lhe são apresentadas;
Não organiza bem o trabalho;
Trabalha em estados intensos de energia;
Esquece material importante para o trabalho;
Distrai-se com facilidade do trabalho em andamento;
Não toma notas nem classifica o material de estudo;
Não é muito claro ou assertivo com os colegas e professores;
Estilo C: ESTUDANTE TEÓRICO
Vantagens
Organiza bem os fatos e os materiais de estudo;
Enxerga ligações entre as ideia e tópicos;
Gosta de entender bem tudo que está estudando;
É curioso e gosta de resolver problemas;
Trabalha bem individualmente com pouca ajuda de colegas e
professores.
É minucioso e preciso;
Planeja bem e com antecedência os trabalhos e provas;
Estabelece objetivos claros e sabe colocar tópicos em prioridade;
Faz anotações sobre o trabalho.
Desvantagens
Precisa de muita informação antes de emitir opinião ou realizar um
trabalho;
Não usa bem os colegas e professores como recurso para aprender;
É relutante em aceitar nova abordagem para um assunto;
Pode se perder nas teorias ;
Prefere agir de maneira que conhece, não é criativo;
Não valoriza seus sentimentos ou de outras pessoas;
Não atua bem nas discussões de grupo;
Mantém problemas para si mesmo;
É muito cauteloso e não assume riscos;
Estilo D: ESTUDANTE PRÀTICO
Vantagens
Trabalha bem individualmente; estabelece objetivos e planos de
ação;
Tem habilidade para buscar informação;
Cumpre os prazos estabelecidos;
Não se distrai quando estuda ou trabalha;
Revisa cronogramas e planos de trabalho;
Distribui bem seu tempo;
Lê atentamente as instruções;
Tem anotações e material de estudos bem organizados;
Desvantagens
É impaciente com pontos de vista diferente dos seus;
Acredita que só existe a sua maneira de agir ou trabalhar;
Não usa bem os colegas e professores como fontes de informações;
Tem pouca imaginação, é pobre em novas questões;
Não percebe muitos detalhes;
Frequentemente não trabalha bem com outras pessoas;
É mais preocupado em ter o trabalho pronto do que em fazer um bom
trabalho;
Nem sempre procura aparar as arestas.
Tendo
analisado as vantagens e desvantagens do seu estilo de aprender, você poderá
atuar de modo a explorar as suas características positivas e, simultaneamente,
tomar medidas específicas para diminuir os efeitos das características
negativas.
O
resultado pode representar o sucesso no curso que você faz, usando melhor cada
um dos recursos que estão á sua disposição. Trace um plano para melhorar a sua
forma de aprender e vá em frente!
Nenhum comentário:
Postar um comentário