O Blog como ferramenta pedagógica
Prof. José Igídio dos Santos
O
blog é um espaço para reflexão coletiva sobre o uso pedagógico da internet, e
educadores e educandos vem utilizando-o como diários on line para criar uma teia de relações da
qual desenvolve-se ensino-aprendizagem e comunicação (Bertocchi , 2010).
Nesta comunicação viemos
apresentar uma experiência pedagógica que foi desenvolvida com a turma de
alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Líbero de Almeida Silvares, na
disciplina de Filosofia, acordamos a utilização do Blog como mediação para a
prática educacional, durante os anos de 2012 e 2013.
A utilização do Blog
se justifica na atualidade por estar inserido no contexto das novas tecnologias
e, devido à usabilidade das ferramentas da Web 2.0, que tem proporcionado
grande impacto ao processo de ensino e aprendizagem. O uso de ferramentas
educacionais na perspectiva contemporânea tem dinamizado o pós-aula e consolidado
resultados mais encorajadores na promoção da autonomia intelectual do educando.
Vimos grande aceitação por parte de nossos alunos, todos nascidos na era digital,
estes são partícipes da geração Y e aderem com entusiasmo aos projeto
educacionais que incluem a tecnologia e incorporam as ferramentas em suas
práticas de estudo, desenvolvendo habilidades e competências leitora e
escritora em conteúdos educacionais.
De fato, na revisão
da literatura sobre a sociedade da comunicação e Informação (SIC), vimos que as
tecnologias da informação e comunicação
(TIC) criam novos espaços de construção do conhecimento, que ultrapassa o
âmbito da escola instaurando novos espaços culturais e educativos. O uso do ciberespaço tem proporcionado novos locus de formação e educação na
modalidade a distância, para além do espaço educacional, as escolas com suas
salas de informática possibilitam aos educandos o acesso à informação
disponível nas redes de computadores por meio de sites que os auxiliam a responder as pesquisas acerca do
conhecimento na contemporaneidade. Na modernidade o conhecimento muda rapidamente
e o acesso à informação nem sempre significa saber cultural, notamos que falta
aos jovens atuais um “filtro cultural” capaz de estabelecer parâmetros sobre o
processo de aprendizagem. De fato, o ciberespaço rompeu com a ideia de tempo e
lugar específico para o processo de aprendizagem, que agora ultrapassa o
ambiente institucional e ocupa a tela de um equipamento com acesso à rede.
Neste propósito, é fundamental que
educadores e educandos usem os diários on line para criar teias
de relações nas quais possam desenvolver o ensino-aprendizagem que terá como
ferramenta pedagógica a interface blog, tal intento terá como perspectiva
a promoção da autonomia do educando e o desenvolvimento de sua maturação
intelectual.
Com a possibilidade de criar blogs de maneira fácil e com hospedagem
gratuita em muitos sites, esta
modalidade instrumental poderá ser grande aliada aos educadores e aos educandos
para a promoção da consciência coletiva mediante um processo de maturação
intelectual e de desenvolvimento de elementos éticos no processo de submissão
dos artigos ou materiais expositivos à apreciação de outrem. Por meio desse
instrumento pedagógico educadores e educandos poderão utilizar elementos da sua
criatividade para disponibilizar artigos, apresentações e ainda comentar as
postagens, cujo número de visualizações servirá como termômetro das relações
dialógicas entre os educadores, educandos e comunidades.
Neste
sentido, o blog deve contar com um tutor moderador para analisar as diversas
participações, fazendo assim, um crivo a partir de princípios previamente
acordados entre os participantes – nesta proposta os autores serão os
estudantes de um determinado grupo, e para isso todos precisam ter
uma conta no mesmo site ou então o blog deve
ser gerenciado por um dos pares, de modo que só este poderá postar as
contribuições dos demais, esta última prática nos parece a mais acertada vez
que o estudante escolhido para envio das atividades usualmente já conta com
melhores recursos técnicos para postagem do material que posteriormente virá à
apreciação de todos.
Os blogs
deixaram de ser um "diário virtual adolescente" para ser espaço de
dialogicidade e discussões de ideologias, propostas, projetos, agenda,
notícias, críticas e divulgação de ideias que podem ser analisadas e colocadas
à baila das discussões, mantendo em aberto um canal próprio de informação e de
permanente atualização sobre o tema em questão.
O uso do blog é um fenômeno que está
contagiando a educadores e educandos e há um ganho pedagógico na consolidação
de espaços públicos para a discussão e a produção do conhecimento e
socialização do mesmo, pois, vemos os blogs como uma alternativa para
comunicação educacional e científica, visando a excelência do
processo comunicativo e o emprego dos elementos éticos necessários para uma boa
prática de diálogo e desenvolvimento da autonomia cognitiva do educando, onde
zelo, boniteza e respeito mútuo precisam prevalecer ainda mais quando se amplia
o espaço da sala de aula para um ambiente virtual que permite o acesso a processos
de formação que envolvam atores e receptores da (in)formação, desta forma, o
saber e o conhecimento acontecem de modo descentralizado.
Como
afirma Marcuschi (2010, p.61), o blog é um espaço na internet “dinâmico,
interativo e instigante” nesta nova seara educacional o professor torna-se um tutor – alguém responsável em promover a
relação dialógica entre os vários atores do processo de comunicação e, para
tanto, é necessário que os educadores se apropriem da linguagem virtual e
explorem com seus educandos as várias possibilidades deste novo ambiente de
aprendizagem. O tutor é parte essencial do processo de comunicação e não deve
ficar fora do contexto, dos temas e das abordagens em questão – neste mundo
virtual os estudantes são nativos digitais e muitas vezes eles dominam mais a
tecnologia do que nós, migrantes digitais, assim, usar a humildade é
fundamental para que haja espaço de colaboração entre todos. Cabe ao educador,
professor, tutor, direcionar as aulas, aproveitando as oportunidades que a internet pode oferecer para um up
grade na forma de ensinar e aprender. Vejo o blog como este up.