segunda-feira, 15 de março de 2010

Perspectivas pedagógicas

José Igídio dos Santos[i]
Hoje no âmbito educacional constatamos uma diversidade de problemas didático-pedagógicos e comportamental. Existem diagnósticos, conjecturas e poucas soluções, mas algumas propostas.
Em face dessas questões, constata-se insatisfação de alunos e professores acerca do projeto educacional. Para muitos alunos os conteúdos das disciplinas são inúteis e desconexos, sem incidência na vida prática, o que gera indisciplina.
Neste cenário, o professor tem a incumbência de tornar o conteúdo das disciplinas “palatáveis” aos gostos dos educandos. E, em vista da superação da já citada “desconexão” é fundamental consolidar uma prática pedagógica humanizadora – com uma vertente dialógica no intuito de dirimir a distância entre conteúdos disciplinares e a vida concreta dos educandos através da mediação do educador-professor.
A escola é um ambiente em construção e poderá ser geradora de novas perspectivas para os educandos e, para tanto, faz-se necessário um corpo docente capaz de articular experiência e criatividade no processo didático-pedagógico em busca de novas perspectivas para os educandos em formação.
A escola que queremos é dinâmica, existencial e criativa, focada no desenvolvimento de habilidades e competências que propiciem ao educando a sua inclusão na sociedade do conhecimento e da Informação. Para tanto, é necessário uma proposta educacional que integre satisfação do educando e a valorização profissional dos educadores em vista do caminho que juntos percorreremos. A jornada só está iniciando, os desafios não são poucos, perseverança não nos faltará.





[i] Licenciado em Filosofia pela UNICLAR, Bacharel em Teologia pelo CEARP e Psicopedagogo – Professor Universitário na FAECA em Monte Aprazível-SP e da Rede Pública Estadual em Fernandópolis – SP.

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