BLOG COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA
NA SOCIEDADE DO CONHECIMENTO DA INFORMAÇÃO
“O
blog é um espaço para reflexão coletiva sobre o uso pedagógico da internet, e
educadores e educandos vem utilizando-o como diários online para criar uma teia de
relações da qual desenvolve-se ensino-aprendizagem e comunicação” (BERTOCCHI ,
2010).
O
uso das ferramentas disponíveis na Web 2.0 permite a usabilidade de várias
interfaces. Nosso propósito é demonstrar que o Blog constitui uma forma de comunicação que tem potencial para
proporcionar interação, partilha e críticidade, além de saberes, por meio de
postagens para complementação de estudos pessoais e ou coletivos. Esta oficina
nasce de uma experiência pedagógica desenvolvida com educandos, sendo uma
metodologia que pode ser adequada a educandos de todos os níveis de ensino.
Ao
vivenciarmos o avanço da tecnologia da Informação constatamos que a Educação deve
ter presente em seus processos educativos o contexto das novas mídias digitais.
Queremos trazer à baila a discussão sobre a usabilidade da web 2.0 e qual o significado desta nova tendência para o processo
de formação do educador e do educando.
A
educação é um processo que envolve a realidade.
Educar utilizando as mídias digitais é essencial para a consolidação de
uma cultura aprendente, há uma necessidade de contextualizar a educação dentro
desta nova aura tecnológica na sociedade do conhecimento da informação, que tem
como atores os nativos digitais, que utilizam as mídias digitais como canal
efetivo de comunicação.
Neste
cenário, a partir da realidade escolar, cada educador pode pensar um projeto
educativo de modo que expresse a identidade da comunidade escolar e intencionalidade
pedagógica do educador, observando as características dos educandos, seus interesses,
expectativas.
Pensar
um projeto educativo requer observância a vários fatores internos e externos que
podem interferir no desenvolvimento do mesmo favorecendo a diversidade de
situações de aprendizagem, de modo que, a
Internet poderá ser integrada no processo formativo possibilitando que os
educandos possam acessar sites de pesquisa, desenvolver processos de
interatividade e comunicação (síncrona e assíncrona) e ainda, criação de weblog para partilha de conhecimentos e
informações.
O
Blog é a simplificação do termo weblog,
o Web:
remete ao significado de rede e, log: designa registro de
atividade. Daí resulta que blog é um diário
online. Portanto, os blogs são páginas da internet hospedadas em sites, em sua maioria gratuitos, nos
quais são publicados com ou sem regularidade múltiplos conteúdos, tais como:
textos, fotografias, vídeos, músicas. O Blog
pode ser individual ou coletivo, a sua multidisciplinaridade é um diferencial para
o âmbito didático e pedagógico a partir dos interesses dos seus leitores,
permite ainda escrever em espaços de comentários cuja autorização é dada pelo
autor quando este se constitui o moderador para permitir ou não os comentários.
O Blog é uma das ferramentas da Web 2.0 mais conhecida e utilizada em contexto educacional, mas para
empreender o desenvolvimento tecnológico deste instrumento, o educador precisa obter formação
técnica e capacidade de analisar com criticidade a usabilidade dos recursos
computacionais aplicados ao desenvolvimento pedagógico. Esta jornada requer que
o educador seja capaz de orientar os novos rumos de uma educação promotora da alfabetização
digital. As dificuldades apresentadas pelos educadores e educandos no uso das ferramentas digitais são muitas, na
sequência, elencamos algumas:
·
Letramento digital – existe uma grande
quantidade de educadores que são ainda infoanalfabetos, para superar tal desnível
faz-se necessária capacitação no plano tecnológico e superação do temor
individual dos educadores, pois a informática constitui apenas do domínio de técnicas.
·
Laboratórios de informática – na
maioria das escolas este espaço conta com aparelhos sem manutenção e em
quantidade insuficiente de microcomputadores para o uso de todos os estudantes do
período.
·
Desenvolvimento de objetos
educacionais – muitos professores podem ser co-autores e autores de objetos
educacionais em mídias digitais que poderiam trazer desenvolvimento ao
educando.
Existe
uma geração de estudantes bastante criativos, são os nativos digitais, para
tais educandos a internet e o
processo de conectividade estão ligados aos seus neurônios, portanto, sabem,
usam e abusam dos aparelhos modernos de comunicação. O desafio está em
valorizar esta dynamis dos alunos com
a experiência do educador que pode agregar intencionalidade ao processo de
cognição. Nossos jovens têm muitas informações, mas, a maioria não sabe
canalizá-la para um aprendizado sistematizado. Nas palavras de Perrenoud, o papel
do educador concentra-se “na criação, na gestão e na regulação das situações de
aprendizagem” (PERRENOUD, 2000, p.139).
A
integração do processo de inclusão das mídias digitais como recurso pedagógico
utilizado pelo educador exige de todos nós conhecimentos dos princípios éticos
que regulamentam os espaços digitais. De fato, o cenário Webgráfico é imenso e faz-se necessário atribuir os créditos das
produções aos seus autores, visto que não é problema citar outros autores desde
que referenciados. Desenvolver essa acuidade ética nas produções dará ao
educando capacidade de empreender novos espaços para desenvolver aprendizagem
significativa.
De
fato, o BLOG é
uma das muitas ferramentas pedagógicas que na atual Sociedade do Conhecimento e
da Informação proporciona
a educadores e educandos co-autoria, partilha de conhecimentos, produções de
texto, emissão de vídeos, de forma assíncrona e à disposição, ao seu tempo e
necessidade. O ciberespaco nos
conecta com situações vivenciais do cotidiano escolar e pode contribuir, pela
usabilidade da web 2.0 com a consolidação de prática educativas autônomas.
O uso do blog como ferramenta
pedagógica é metodologicamente viável enquanto proposta pedagógica educativa, a inserção desta ferramenta na
prática educacional do professor-educador pode proporcionar-lhe articulação dos
objetivos educacionais com as propostas de conteúdos e atividades que despertarão
nos estudantes reflexão crítica, problematizadora e articuladora da realidade contemporânea.
Segue
uma atividade prática – desenvolvimento de um Blog e sua aplicabilidade
pedagógica ao processo educativo.
* Licenciado em Filosofia, Bacharel em Teologia,
Psicopedagogo. Docente na Rede Estadual de São Paulo (SEESP), Serviço Social da
Indústria (SESI-SP) e na Faculdade de Educação, Ciências e Artes Dom Bosco
(FAECA), Monte Aprazível-SP, Está cursando PIGEAD
– Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância – pela Universidade
Federal Fluminense – UFF-.RJ e Gestão Pública pela IFSC – SC – polo Jales-SP.
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